Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

VIOLÊNCIA – RP registra aumento de 135% em casos de estupros

PIXABAY

No último ano, a cidade de Ribeirão Preto registrou aumento de 135,7% nos ca­sos de estupro, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Em 2021, foram contabilizados 132 casos, contra 56 ocorrên­cias de 2020. Os números da Região Metropolitana tam­bém sofreram um aumento. Foram 813 casos em 2020, contra 1.038 no ano passa­do, crescimento de 27,6%.

Segundo divulgado pela Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, em Ribeirão Preto, foram distribuídos 24 inquéritos, ações penais e pedidos de medida protetiva em crime de estupro, no período de novembro de 2021 e janeiro de 2022, sendo um a cada quase quatro dias.

Vale ressaltar que só em relação às medidas proteti­vas foram contabilizadas 356 ocorrências neste mesmo pe­ríodo, resultando em mais de três destas por dia.

Desde novembro, a Vara de Violência Doméstica e Fa­miliar Contra a Mulher subs­tituiu o Anexo de Violên­cia Doméstica em Ribeirão Preto. De acordo com o juiz titular da Vara, Caio Cesar Melluso, com um único ma­gistrado titular é possível es­tabelecer um padrão de atu­ação para o Cartório e para a Vara, como, por exemplo, nas prisões por descumprimento de medidas protetivas.

“A Vara de Violência Do­méstica busca atuar com agilidade na concessão das medidas protetivas, com ri­gor para apuração do seu descumprimento e encami­nhamento das partes, víti­ma, agressor, filhos, ou to­dos, para os serviços da rede de apoio do município e do Estado, como Caps, Naem, Programa Mãos Estendidas, Efêmera, Justiça Restaurativa e outros. Contamos, ainda, com o apoio da GCM e da PM para rondas junto às resi­dências das vítimas”, comen­tou Melluso.

Assédio sexual
De acordo com a terceira edição da pesquisa “Visível e Invisível”, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segu­rança Pública, junto ao Ins­tituto Datafolha e com apoio da Uber, e que ouviu 2.079 pessoas, em 130 municípios brasileiros, no período de 10 a 14 de maio de 2021, o tipo de assédio mais frequente­mente citado pelas mulheres foi de comentários desrespei­tosos quando estavam na rua, mencionados por 31,9% das mulheres brasileiras de 16 anos ou mais.

Na sequência aparecem as cantadas ou comentários desrespeitosos no ambiente de trabalho, que atingiram 12,8% das entrevistadas, e o assédio no transporte público para 7,9% das respondentes.

Chama a atenção que os três locais mais citados como espaços em que vivenciaram algum tipo de assédio tenham sido a rua, o ambiente profis­sional e o transporte público, muito mais frequentes que fes­tas e baladas (5,6%), locais em que as pessoas tendem a con­sumir bebida alcoólica e estão mais dispostas a socializar.

A pesquisa ainda apurou que a vitimização por assé­dio sexual está intimamente relacionada à idade, quanto mais jovens, maior a preva­lência. Em média, 3 em cada 4 jovens de 16 a 24 anos so­freu algum tipo de assédio sexual no período anterior à pesquisa (73%) e quase me­tade das mulheres tem entre 25 e 34 anos (46,8%).

Caio Cesar Melluso, juiz titular : “A Vara de Violência Doméstica busca atuar com agilidade na concessão das medidas protetivas” – FOTO: ALFREDO RISK

Projeto Efêmera
Ribeirão Preto conta com alguns projetos para acolher as mulheres que sofrem com violência e que realizam denúncias. Um desses é o Efêmera, que conta com atividades e atendimento individual com as vítimas em caso de necessidade. O projeto que já ajudou mais de 100 mulheres realiza reuniões para debater e conversar sobre os traumas e dores des­sas mulheres que sofreram com a violên­cia. Quem se interessar em ingressar nas reuniões ou se voluntariar para auxiliar na causa, pode buscar mais informações pelo site www.projetoefemera.com.br.

Postagens relacionadas

RP rescinde contratos do PAC

Redação 1

Salário-maternidade pode ser estendido para mães em caso de internação

Redação 1

Juiz mantém supostos hackers presos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com