As inspeções contra fraudes e furtos de energia, realizadas pela CPFL Paulista em 2021, resultaram em 85,9 gigawatts-hora (GWh) de energia recuperada nas regiões de Ribeirão Preto e Franca, o que abasteceria cerca de 40 mil residências por um ano. Ao todo, a distribuidora realizou 76,6 mil inspeções em 66 municípios da macrorregião, que identificaram 9.050 fraudes, os populares “gatos”.
Entre as cidades com mais casos de furto de energia estão Ribeirão Preto, com 4.113 ocorrências (38,3 GWh) – média de onze por dia –, Franca, com 812 denúncias (11,71 GWh), e Sertãozinho, com 471 ligações clandestinas desfeitas (4,6 GWh). A CPFL Paulista atende 322.817 consumidores em Ribeirão Preto e mais 4,4 milhões de clientes espalhados por outras 233 cidades do estado de São Paulo.
Os números de 2021 mostram que, na comparação com 2020, a CPFL Paulista conseguiu aumentar os níveis de energia recuperada na sua área de concessão, saindo de 116 GWh para 129 GWh, um crescimento de 11,2%. Isso é fruto de investimentos combinados em inteligência, tecnologia, inspeções rotineiras das equipes e também de denúncias que chegam à distribuidora.
Em Ribeirão Preto, o número de furtos e fraudes avançou 24,4%, de 3.305 em 2020 para 4.113 no ano passado, 808 a mais. O volume de energia recuperada saltou de 25,9 GWh para 38,3 GWh, acréscimo de 12,4 GWh e alta de 47,9%. A quantidade de inspeções passou de 33.650 para 36.600, aumento de 8,8% e 2.950 a mais.
Em dez cidades da região de Ribeirão Preto – inclui Sertãozinho, Barretos, Olímpia, Bebedouro, Serrana, Jaboticabal, Pontal, Monte Azul paulista e Barrinha – foram constatados 6.348 casos de furto ou fraude no ano passado (17 por dia), queda de 9,6% e 676 a menos que os 7.024 de 2020. Porém, a energia recuperada saltou de 53,8 GWh para 59,1 GWh, aumento de 9,9% e 5,3 GWh a mais. O número de inspeções recuou de 56.588 para 50.671 em 2021 – 36.600 somente em Ribeirão Preto –, baixa de 10,5% e 5.917 a menos.
“Infelizmente, a cada ano, vemos que a prática das ligações irregulares de energia continua. Nosso papel, como distribuidora, é realizar as inspeções para combater essa prática. O uso de tecnologia de ponta tem nos permitido aumentar as constatações de irregularidades em determinados clientes, o que nos alerta sobre a prática do gato. Assim, as inspeções são cada vez mais efetivas”, comenta Ruan dos Reis Alves, gerente de Recuperação de Energia da CPFL.
Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal. As penas podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade, terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. Vale destacar também que a ligação clandestina é considerada furto de energia.
As irregularidades também deixam a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece a ação como uma “perda comercial”, e este valor “perdido” é rateado entre todos os consumidores da distribuidora . Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes da distribuidora de energia.
Clientes da CPFL Paulista podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected].
A maioria das inspeções realizadas pela CPFL Paulista parte de um levantamento prévio, feito por sistemas tecnológicos e que usam inteligência artificial. Através de dados de consumo, a distribuidora consegue mapear clientes que tiveram oscilações incomuns na quantidade de energia consumida. Com este levantamento e cruzamento de dados, as inspeções em campo se tornam cada vez mais assertivas.