Tribuna Ribeirão
Educação

Alunos retornam às salas de aula

GUILHERME SIRCILI

O ano letivo começou nes­ta quinta-feira, 3 de fevereiro, para 47.909 alunos matricu­lados nas 135 escolas da rede pública de Ribeirão Preto. As aulas serão 100% presenciais, depois de um ano de ensino remoto ou híbrido – virtual e presencialmente parcial – por causa da pandemia de corona­vírus. A Secretaria Municipal de Educação não vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19 – o popular “passaporte da vacina” – dos estudantes.

O prefeito Duarte No­gueira (PSDB), acompanha­do do secretário da Educa­ção, Felipe Elias Miguel, e do diretor da Emef Vereador José Delibo, Matheus de Bar­ros Ramos Próspero, recebeu os estudantes na entrada da escola. “É muito gratificante ver os alunos de volta à esco­la. Trabalhamos incansavel­mente para que os ambientes escolares estivessem seguros para o ano letivo e agora é fo­car na aprendizagem e recu­peração de todos”, pontuou o chefe do Executivo.

Das 135 escolas de Ribei­rão Preto, 112 são da rede mu­nicipal e 23 conveniadas, com 22.848 estudantes na educação infantil, 23.296 no ensino fun­damental, 958 na educação es­pecial e 807 alunos do projeto Educação de Jovens e Adutos (EJA), totalizando 47.909 ma­triculados este ano.

A rede pública do muni­cípio de Ribeirão Preto conta com 31 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), 37 Centros de Educação In­fantil (CEIs), 44 Escolas Mu­nicipais de Educação Infantil (Emeis) e 23 conveniadas. A Se­cretaria Municipal da Educa­ção emprega 3.088 professores.

As unidades seguem to­dos os protocolos sanitários para evitar a propagação da covid-19 e, agora, das sín­dromes gripais. A Secretaria Municipal da Educação faz a aferição da temperatura dos alunos na entrada das es­colas. Depois, os estudantes são conduzidos diretamente para as salas de aula, além de terem sido orientados a man­ter o uso de máscara facial e de álcool gel para higieniza­ção das mãos.

A Secretaria Municipal da Educação trabalha desde 2020 para que o retorno dos estu­dantes acontecesse da forma mais segura possível. Todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) foram ad­quiridos e as adequações sani­tárias sugeridas pela equipe de médicos infectologistas foram executadas nas escolas.

As unidades foram equi­padas com termômetros in­fravermelhos, demarcações no solo nos refeitórios, pátios, ba­nheiros e salas de aula. Neste ano, além da variante Ômi­cron do Sars-CoV-2, o vírus H3N2 da influenza também preocupa as autoridades. Os casos de covid dispararam em Ribeirão Preto neste começo de 2022, assim como as ocor­rências de síndrome gripal. A quantidade de casos e mortes por covid-19 voltaram a subir neste início de 2022.

Neste ano letivo a carga horária foi ampliada, com a implantação da sexta aula para o ensino fundamental; recu­peração paralela, no contra­turno escolar, com ênfase em Língua Portuguesa e Matemá­tica; reestruturação da Língua Inglesa, com a implantação de três aulas semanais para os anos iniciais do ensino funda­mental e a ampliação para cin­co aulas semanais para os anos finais do fundamental.

Ainda há novo material didático, o Programa Munici­pal de Alfabetização e Letra­mento, além das formações aos professores da rede, que serão intensificadas pelo Cen­tro Educacional Paulo Freire. Outro projeto em andamento é o de climatização de todas as mais de mil salas de aulas com ar-condicionado.

Esta medida proporcionará ambientes propícios à aprendi­zagem; novos computadores e kits multimídia para todas as escolas. Por fim será ampliado o Programa Reverdejamento de 108 escolas, uma ação iné­dita, com o investimento de R$ 5,4 milhões para verdejar as unidades escolares.

Desde o começo do mês de janeiro, escolas da educação infantil municipais estão aber­tas. São 44 polos, entre esco­las municipais e conveniadas, atendendo os alunos da edu­cação infantil, que se inscreve­ram no mês de dezembro.

Plano de expansão
A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Educação, está investindo R$ 60 milhões na construção de 20 novas esco­las, incluindo o aumento da capacidade de atendimento em unidades já existentes. Em 2021 foram inauguradas sete unidades gerando um total de oito mil novas vagas para a educação infantil e en­sino fundamental.

Postagens relacionadas

Lançado projeto-piloto para formar em libras professores e servidores públicos de todo o país

Redação 1

Liminar manda Prefeitura incluir entidades no Plano Municipal de Educação

William Teodoro

Fies prorroga para o dia 19 a convocação para lista espera

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com