Os alunos das escolas Professor Creso Antônio Filetti e Sylvio Torquato Junqueira (São Joaquim da Barra) e também da Professora Adelaide Garnica (Guará), que integram as unidades do Núcleo 2 da Academia Livre de Música e Artes (Alma), realizaram no fim de 2021 uma aula aberta, apresentando os contéudos que foram trabalhados durante o ano para seus pais e responsáveis.
Essas aulas foram registradas, resultando em uma mostra pedagógica de encerramento do semestre de cada cidade, que foi lançada na última semana, na versão com Libras, e está disponível no canal do YouTube da academia. “Esse material é um recorte da realidade que estamos vivendo e é de extrema importância para todos os envolvidos, alunos, professores e também para o telespectador”, diz Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico do Núcleo 2 da Alma.
“Ele traz o resultado do trabalho que foi realizado com os alunos tanto de forma online, quanto presencialmente e também explanações dos professores das escolas”, emenda. Ele ainda pontua que essa mostra é muito importante e enriquecedora, pois foi uma oportunidade de aproximar as famílias de nossos alunos, de como foi realizado o processo de aprendizagem tanto no período de isolamento, quanto agora com o retorno das aulas.
Para assistir a mostra pedagógica das unidades do Núcleo 2, basta acessar o canal do YouTube da Alma (https:// www.youtube.com/c/AlmaAcademiaLivredeM%C3%BAsicaeArtes/featured). Criado em 2017, o núcleo 2 da Alma atende três escolas públicas nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, oferecendo cursos gratuitos de canto coral, violino, violoncelo, flauta, clarinete e percussão.
O objetivo é a formação de crianças com idade de 6 a 12 anos nas áreas artísticas, cumprindo uma função complementar à formação escolar e visando uma preparação dos participantes para ingressarem no núcleo de formação avançada em Ribeirão Preto.
Até este mês, está em execução o projeto Alma – Núcleo 2 V ano 5, aprovado no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do governo federal, via Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, com patrocínios Ópera – Usina Alta Mogiana S/A, Sinfonia – Interunion e Suíte – GSInima Ambient e Usina Vertente.