Tribuna Ribeirão
Cultura

Shopping Iguatemi – Mostra Spielberg segue até dia 13

FOTO: RAFAEL NUNES DA SILVA

Dinossauros, extraterres­tres e tubarões! O universo cheio de fantasia de Steven Spielberg – cineasta norte­-americano considerado um dos maiores da história, co­nhecido por grandes produ­ções do cinema e por inovar e ousar nas telas – é o protago­nista da exposição “Welcome to Extraordinary”, em cartaz no Shopping Iguatemi Ribei­rão Preto até 13 de fevereiro.

O evento, que tem entrada gratuita, reúne espaços temá­ticos de quatro sucessos do cineasta : “Tubarão” (1975), “E.T. – O Extraterrestre” (1982), “De Volta para o Fu­turo” (1985) e “Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros” (1993). Cada cenário explora detalhes famosos dos clássi­cos e faz com que o visitante interaja e tenha uma experi­ência imersiva e especial.

Logo no acesso à exposi­ção, um túnel com luzes neon e uma ilustração que explora os principais ícones dos qua­tro filmes juntos recepcio­nam os convidados. No final da mostra está o Hall dos Fil­mes, uma pequena área com ícones das obras vindas dire­tamente da Universal Studios e uma réplica do boneco E.T. sentado em sua bicicleta.

Uma arena de cerca de 200 m² foi projetada pra re­ceber a exposição no piso su­perior do empreendimento. O foco são as quatro grandes franquias que Spielberg pro­duziu junto com a Universal Studios. Cada cenário ex­plora detalhes famosos dos clássicos possibilitando ao visitante uma experiência imersiva e especial.

A exposição é gratuita e ficará aberta ao público até 13 de fevereiro, de segunda a sábado das dez às 22 horas e aos domingos, das 12 às 20 horas. Para garantir a ex­periência de forma segura e respeitando os protocolos sa­nitários da covid-19, é neces­sário realizar o agendamento prévio de ingresso por meio da plataforma Sympla (www. sympla.com.br). O shopping fica na avenida Luiz Eduardo Toledo Prado nº 900, na Vila do Golfe, Zona Sul de Ribei­rão Preto. O uso de máscara facial é obrigatório.

Os detalhes de cada espaço da exposição
– “Tubarão”: o espaço recria o encontro dos personagens do filme com o temido tubarão. Para isso, um cenário que simula o fundo do mar traz a inesquecível música do filme (a sim­ples melodia de duas notas, que faz referência ao batimento cardíaco dos tubarões, que se tornou um clássico dos filmes de suspense e ganhou um Oscar) e aos poucos faz com que o tubarão apareça. De arrepiar.

– “E.T. – O Extraterrestre”: uma das cenas mais queridas do filme é relembrada em uma instalação onde o E.T. está escon­dido na barraca de ferramentas de Elliot e é o momento em que é descoberto. A cena inesquecível do filme, onde o personagem Elliot está voando com E.T. na cesta da sua bicicleta está pre­sente em uma tela. Outra lembrança é a expressão “Be Good”.

Os fãs do filme irão lembrar quando o Extraterrestre assiste Vila Sésamo na TV, logo aprende duas palavras em inglês “Be good” (“Seja bom”) e as repete. A famosa frase “E.T. Phone Home” também é relembrada. A fala (“ET telefone minha casa”) é pro­nunciada várias vezes pelo alienígena após este aprender a falar. E o gesto que o personagem fazia com a mão apontando o dedo indicador cuja extremidade se iluminava quando pretendia curar uma ferida ou se comunicar também é lembrado.

– “De Volta para o Futuro”: o primeiro cenário traz curiosida­des que amantes do filme logo irão lembrar. Os visitantes se transportarão para dentro de uma das cenas mais clássicas da história do cinema: o momento em que Doutor Brown observa Marty McFly viajar no tempo com o futurístico carro DeLorean e na sua “partida” ele deixa o rastro de fogo dos pneus no chão.

Além disso, nas paredes a expressão utilizada por Doc, “Great Scott”, traduzida na dublagem no Brasil como “Santo Deus” é relembrada. Também é possível ver o lettering “Out a time”, que faz alusão à placa do carro (DeLorean) no primeiro filme e uma réplica do painel do automóvel com a data da primeira viagem realizada no tempo por ele (25 de outubro de 1985).

– “Jurassic Park”: quem não lembra da cena clássica em que as duas crianças se escondem dos velociraptors na cozinha e ele aparece na janela e vemos a sua respiração no vidro? Essa cena é recriada no ambiente, junto com alguns rugidos de di­ferentes dinossauros do filme. Aliás, vale lembrar que no filme original os rugidos do tiranossauro foram criados com uma combinação de sons emitidos por cachorro, pinguim, tigre, crocodilo e elefante.

Ainda nesta área é possível relembrar a clássica expressão do filme “Life Finds a Way” usada pelo Dr. Malcom no filme de 1993, bem como “Clever Girl” que faz alusão ao encontro do personagem do caçador Robert Muldoon com a feroz fêmea velociraptor.

Postagens relacionadas

‘40tena Cultural’ – Educação é tema de três atividades

Redação 1

Zé Ramalho celebra 40 anos de música

Redação 1

Flavio Venturini faz show no Pedro II

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com