Dinossauros, extraterrestres e tubarões! O universo cheio de fantasia de Steven Spielberg – cineasta norte-americano considerado um dos maiores da história, conhecido por grandes produções do cinema e por inovar e ousar nas telas – é o protagonista da exposição “Welcome to Extraordinary”, em cartaz no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto até 13 de fevereiro.
O evento, que tem entrada gratuita, reúne espaços temáticos de quatro sucessos do cineasta : “Tubarão” (1975), “E.T. – O Extraterrestre” (1982), “De Volta para o Futuro” (1985) e “Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros” (1993). Cada cenário explora detalhes famosos dos clássicos e faz com que o visitante interaja e tenha uma experiência imersiva e especial.
Logo no acesso à exposição, um túnel com luzes neon e uma ilustração que explora os principais ícones dos quatro filmes juntos recepcionam os convidados. No final da mostra está o Hall dos Filmes, uma pequena área com ícones das obras vindas diretamente da Universal Studios e uma réplica do boneco E.T. sentado em sua bicicleta.
Uma arena de cerca de 200 m² foi projetada pra receber a exposição no piso superior do empreendimento. O foco são as quatro grandes franquias que Spielberg produziu junto com a Universal Studios. Cada cenário explora detalhes famosos dos clássicos possibilitando ao visitante uma experiência imersiva e especial.
A exposição é gratuita e ficará aberta ao público até 13 de fevereiro, de segunda a sábado das dez às 22 horas e aos domingos, das 12 às 20 horas. Para garantir a experiência de forma segura e respeitando os protocolos sanitários da covid-19, é necessário realizar o agendamento prévio de ingresso por meio da plataforma Sympla (www. sympla.com.br). O shopping fica na avenida Luiz Eduardo Toledo Prado nº 900, na Vila do Golfe, Zona Sul de Ribeirão Preto. O uso de máscara facial é obrigatório.
Os detalhes de cada espaço da exposição
– “Tubarão”: o espaço recria o encontro dos personagens do filme com o temido tubarão. Para isso, um cenário que simula o fundo do mar traz a inesquecível música do filme (a simples melodia de duas notas, que faz referência ao batimento cardíaco dos tubarões, que se tornou um clássico dos filmes de suspense e ganhou um Oscar) e aos poucos faz com que o tubarão apareça. De arrepiar.
– “E.T. – O Extraterrestre”: uma das cenas mais queridas do filme é relembrada em uma instalação onde o E.T. está escondido na barraca de ferramentas de Elliot e é o momento em que é descoberto. A cena inesquecível do filme, onde o personagem Elliot está voando com E.T. na cesta da sua bicicleta está presente em uma tela. Outra lembrança é a expressão “Be Good”.
Os fãs do filme irão lembrar quando o Extraterrestre assiste Vila Sésamo na TV, logo aprende duas palavras em inglês “Be good” (“Seja bom”) e as repete. A famosa frase “E.T. Phone Home” também é relembrada. A fala (“ET telefone minha casa”) é pronunciada várias vezes pelo alienígena após este aprender a falar. E o gesto que o personagem fazia com a mão apontando o dedo indicador cuja extremidade se iluminava quando pretendia curar uma ferida ou se comunicar também é lembrado.
– “De Volta para o Futuro”: o primeiro cenário traz curiosidades que amantes do filme logo irão lembrar. Os visitantes se transportarão para dentro de uma das cenas mais clássicas da história do cinema: o momento em que Doutor Brown observa Marty McFly viajar no tempo com o futurístico carro DeLorean e na sua “partida” ele deixa o rastro de fogo dos pneus no chão.
Além disso, nas paredes a expressão utilizada por Doc, “Great Scott”, traduzida na dublagem no Brasil como “Santo Deus” é relembrada. Também é possível ver o lettering “Out a time”, que faz alusão à placa do carro (DeLorean) no primeiro filme e uma réplica do painel do automóvel com a data da primeira viagem realizada no tempo por ele (25 de outubro de 1985).
– “Jurassic Park”: quem não lembra da cena clássica em que as duas crianças se escondem dos velociraptors na cozinha e ele aparece na janela e vemos a sua respiração no vidro? Essa cena é recriada no ambiente, junto com alguns rugidos de diferentes dinossauros do filme. Aliás, vale lembrar que no filme original os rugidos do tiranossauro foram criados com uma combinação de sons emitidos por cachorro, pinguim, tigre, crocodilo e elefante.
Ainda nesta área é possível relembrar a clássica expressão do filme “Life Finds a Way” usada pelo Dr. Malcom no filme de 1993, bem como “Clever Girl” que faz alusão ao encontro do personagem do caçador Robert Muldoon com a feroz fêmea velociraptor.