O Botafogo estreou no Paulistão com um empate em 0 a 0 com o Santo André em jogo realizado na noite desta terça-feira (25). Jogando no estádio Santa Cruz, o Pantera não conseguiu se impor e começou a temporada perdendo uma boa oportunidade de vencer.
O próximo compromisso é diante do Santos, no sábado (29), às 11h, na Vila Belmiro.
O Tricolor começou o ano com mais uma atuação irregular. Apostando num sistema com três zagueiros, Zago não conseguiu dar liga ao time e o setor de meio-campo foi o que mais deixou a desejar. A falta de criatividade, que já foi característica na temporada passada, continua presente no elenco botafoguense.
Apesar da boa atuação defensiva – o Santo André não finalizou nenhuma vez em gol – a estreia não é promissora e mostra que Zago terá bastante trabalho pela frente para fazer o Botafogo jogar mais.
O Jogo
A primeira etapa do duelo entre Botafogo e Santo André foi bastante truncada. Com mais posse de bola, o time visitante controlou as ações, mas não foi efetivo e pecou no último passe.
O Pantera, jogando num 3-5-2, se portou de forma bastante defensiva e teve dificuldades para sair da marcação proposta pelo Santo André.
A falta de criatividade das equipes foi exemplificada pelas raras chances de gol. O primeiro lance de perigo aconteceu somente aos 27 minutos. Luketa recebeu na ponta direita, girou na marcação e cruzou de perna esquerda. Dudu apareceu entre os zagueiros e testou firme. Bem postado, Jeferson Paulino defendeu.
O Pantera assustou novamente aos 37 minutos. Rafael Tavares acertou um bom chute de fora da área e a bola passou perto do gol. O jogo seguiu muito físico até os minutos finais e etapa inicial terminou zerada.
O Botafogo voltou melhor para a segunda etapa. Mais ofensivo, o Pantera comandou as ações nos primeiros minutos, mas deixou a desejar na finalização e perdeu boas oportunidades de abrir o placar.
Tentando dar mais vida ao setor de ataque, Leandro Zago fez duas mexidas no Tricolor. Luketa e Dudu deram seus lugares para os recém-contratados Tiago Reis e Matheus Carvalho.
O Santo André também mexeu e melhorou no jogo. Ainda sim, o confronto seguiu truncado e sem grandes perigos para os goleiros Deivity e Jeferson Paulino.
Aos 28 minutos, Leandro Zago mexeu novamente no Botafogo e trocou Rafael Tavares por Guilherme Mantuan.
Mesmo com as alterações, o jogo não mudou sua direção, nenhum dos times conseguiu criar situações de grande perigo. O Botafogo até cresceu nos minutos finais após a entrada de Bruno Michel, mas não foi suficiente para alterar o placar e o jogo terminou com um melancólico zero a zero, com pouco mais de 2400 torcedores presentes no Santa Cruz.