Tribuna Ribeirão
Turismo

Castelos que inspiraram desenhos animados

Castelo de Neuschwanstein

Em homenagem ao 50º ani­versário de um dos parques te­máticos mais famosos do mundo, comemorado em outubro de 2021, a plataforma de viagens Booking fez uma lista com acomodações impressionantes perto de seis des­tinos reais que inspiraram alguns dos desenhos animados mais ama­dos de todos os tempos.

De castelos repletos de torres, passando por palácios antigos, esses marcos arquitetônicos podem des­pertar a realeza que existe no imagi­nário de cada pessoa – além de serem perfeitos para 54% dos brasileiros, que dizem escolher um destino com base em filmes ou programas de TV.

A pesquisa foi encomendada pela Booking e realizada de ma­neira independente com 47.728 entrevistados em 28 mercados. Para participar dessa pesquisa, os participantes deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e serem responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em novembro de 2020.

Castelo de Neuschwanstein – Baviera (Alemanha), A Bela Adormecida

Castelo de Neuschwanstein

O Castelo de Neuschwanstein é um edifício histórico do século XIX localizado nos Alpes Báva­ros. Além de ser um dos castelos mais fotografados do mundo, ele serviu de inspiração para uma das principais atrações do parque temático mais famoso da Flórida. Suas torres e espiráculos também influenciaram o castelo do clássi­co desenho animado, de 1959, que conta a história de uma princesa condenada a dormir por 100 anos após ter o dedo picado pelo fuso de uma roca encantada.

Monte Saint-Michel – Normandia (França), Rapunzel

Monte Saint-Michel

Quem adora a animação sobre a princesa de longos e mágicos ca­belos loiros, que sonha em fugir de sua torre isolada, vai reconhecer o imenso Monte de Saint-Michel, na Normandia. Este Patrimônio Mundial da UNESCO é um dos pontos turísticos mais bonitos da França. A maré alta faz com que o lugar fique periodicamente iso­lado do continente, mas os mais aventureiros podem chegar até lá durante a maré baixa. Quando a maré sobe, o afloramento rochoso é cercado pela água e se transfor­ma em uma ilha mística e muito fotogênica, especialmente durante o nascer do sol.

Alcázar de Segóvia – (Espanha), Branca de Neve e os Sete Anões

Alcázar de Segóvia

Acredita-se que a robusta for­taleza de Alcázar de Segóvia seja a inspiração para o castelo da vilã do primeiro desenho animado em co­res e com som do mundo. Lançada em 1937, essa obra pioneira conta a história de uma bela e jovem prin­cesa que foge das garras de sua ma­drasta maligna para viver em uma cabana na floresta junto com sete anões. A cerca de uma hora e meia ao norte de Madri, essa residência real é um dos locais históricos mais visitados da Espanha, graças à sua posição imponente, no topo de um afloramento rochoso.

Castelo de Eilean Donan (Escócia, Reino Unido), Valente

Castelo de Eilean Donan

Além de ser um dos lugares mais fotografados da Escócia, o Castelo de Eilean Donan foi usado como inspiração para o lar da he­roína impetuosa de uma animação digital. O filme conta a história de uma princesa escocesa determina­da a escrever seu próprio destino. A paisagem acidentada que cerca esse majestoso castelo do século XIII vai transportar os viajantes para outra época.

Château de Chillon – Lago Léman (Suíça), A Pequena Sereia

Château de Chillon

O Château de Chillon fica em uma ilha perto da margem do Lago Léman. O edifício é a inspiração para o castelo do príncipe de um desenho animado de 1989. O fil­me conta a história (originalmente escrita por Hans Christian Ander­sen) de uma jovem sereia que troca sua voz pela chance de se tornar humana e conquistar seu querido príncipe. Cercado por um fosso natural, o castelo é aberto para o público. Lá, é possível aprender sobre a longa história do castelo e apreciar a belíssima vista dos Alpes.

Cidade Proibida – Pequim (China), Mulan

Cidade Proibida

Construída em 1420 pelo ter­ceiro imperador da dinastia Ming, a Cidade Proibida é um complexo palaciano no centro da Cidade Im­perial de Pequim. O mesmo palá­cio imperial aparece na aventura musical animada de 1998 sobre uma jovem chinesa que se disfarça de homem para ocupar o lugar de seu pai no exército. A Cidade Proi­bida, que já foi o palácio imperial de duas dinastias chinesas (Ming e Qing), é hoje um museu de arte histórica chinesa.

Postagens relacionadas

Rio será sede do 1° Prêmio Nacional de Turismo

Redação 1

Evento debate formalização do Turismo no Brasil

Redação 1

OMT lança concurso de startup de turismo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com