O Canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto participou, durante os dias 14 e 16 de janeiro, do 1º estágio do treinamento básico de busca e captura, em Pirassununga. Na oportunidade, os cães Hope e Conan realizaram buscas nas dependências do horto municipal como parte do treinamento.
De acordo com informações da Prefeitura Municipal, este treinamento consistiu em três módulos, com variações em ambientação dos cães e condutores, montagem de pistas para treinamento, apresentação do odor específico ao cão, conduta de patrulha das equipes, percepção e leitura do cão durante a incursão na mata e exercícios práticos.
Para o coordenador do Canil, agente Luchetti, a utilização dos cães de patrulha garante maior precisão na localização de suspeitos. “Para participar deste treinamento, os cães devem possuir treinamento anterior em guarda e proteção, pois, quando localizam o indivíduo que se embrenhou na mata, na tentativa de se esconder das equipes policiais por ter cometido algum crime, o cão já tem a base para fazer a imobilização do suspeito”, explicou.
Com a implantação do patrulhamento para aumentar a segurança na zona rural do município, as equipes da GCM podem se deparar com diversos tipos de ocorrência e contar com o apoio do Canil é fundamental para o sucesso da operação, além de apoiar as forças policiais das cidades da região metropolitana.