Tribuna Ribeirão
Esportes

Polonês Robert Lewandowski conquista o prêmio de melhor da temporada pela Fifa

DIVULGAÇÃO/BAYERN DE MUNIQUE

O atacante Robert Lewan­dowski, do Bayern de Munique e da seleção polonesa, e Alexia Putellas, do Barcelona, vence­ram o prêmio Fifa The Best de melhor jogador e jogadora, res­pectivamente, da temporada. O polonês derrotou Lionel Messi e Mohamed Salah. Já Putellas venceu sua companheira de time Jenni Hermoso, além de Sam Kerr, do Chelsea.

Thomas Tuchel foi eleito o melhor técnico da temporada, ao ser campeão da Liga dos Cam­peões com o Chelsea. O alemão superou Pep Guardiola, do Man­chester City, e Roberto Mancini, da seleção italiana. O senegalês Edouard Mendy, do Chelsea, foi nomeado o melhor goleiro dentre os homens, superando o italiano Gianluigi Donnarumma, do Paris Saint-Germain, e Manuel Neuer, do Bayern de Munique.

A equipe masculina da temporada (Fifpro) foi escolhi­da com quatro atacantes e sem Mohamed Salah, finalista do prêmio individual. O time foi formado por Donnarumma; Ruben Dias, Bonucci e Alaba; Kanté, Jorginho e De Bruyne; Haaland, Messi, Cristiano Ro­naldo e Lewandowski.

A técnica do Chelsea, Emma Hayes, se mostrou surpresa ao saber que havia vencido o prê­mio de melhor treinadora do fu­tebol feminino, tendo superado Lluís Cortés e Sarina Wiegman. A chilena Christiane Endler, do Lyon, venceu o prêmio de melhor goleira, se tornando a primeira atleta sul-americana a ganhar o troféu. Ela bateu a ca­nadense Sthepanie Labbé e a ale­mã Ann-Katrin Berger. Endler destacou seus últimos anos em alto nível e disse que quer jogar mais uma Copa do Mundo.

A seleção feminina da tem­porada (Fifpro) não contou com nenhuma das três indica­das a melhor jogadora da tem­porada e acabou formada sem atletas do Barcelona, campeão europeu. A equipe teve Endler; Bronze, Renard, Bright e Eri­ksson; Banini, Lloyd e Bonan­ser; Miedema, Marta e Mor­gan. Christine Sinclair recebeu o prêmio especial da Fifa por sua carreira destacada no fu­tebol feminino. Aos 38 anos, a canadense é a maior artilheira de seleções, com 188 gols.

Quem levou o prêmio Puskás, com o gol mais bonito da temporada, foi o argentino Erik Lamela, do Tottenham, que marcou de letra no clássico con­tra o Arsenal. Os dinamarqueses levaram dois prêmios. Primeiro, garantiram o Fair Play, graças à atuação de jogadores e comissão técnica da seleção, que trabalha­ram em conjunto nos primei­ros cuidados médicos ao meia Christian Eriksen, que sofreu um ataque cardíaco durante uma partida da Eurocopa. Depois, o Fifa Fan Award foi dividido en­tre torcedores dinamarqueses e finlandeses, pela união nas arqui­bancadas no mesmo jogo, após o mal súbito de Eriksen.

Cabe salientar que, ao con­trário da Bola de Ouro, premia­ção organizada pela revista Fran­ce Football, o The Best considera o desempenho do atleta durante a temporada europeia, neste caso, de 8 de outubro de 2020 a 7 de agosto de 2021. Técnicos e capitães de todas as seleções fi­liadas à Fifa, além de jornalistas especializados que representam cada nação, votaram entre 22 de novembro e 10 de dezembro do ano passado para escolher o me­lhor jogador do mundo.

Postagens relacionadas

Renato Gaúcho evita falar sobre renovação, mas admite vontade de permanecer

Redação 1

Vice mundial de natação é absolvido de doping e disputa vaga em Tóquio

Redação 1

Vice- líder, Bota pega Olímpia, no sábado

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com