Tribuna Ribeirão
Cultura

Festival grava concertos em RP

ANDRÉ ESTEVÃO

Ribeirão Preto recebe concertos gratuitos que farão parte do 56º Festival Música Nova Gilberto Mendes, na terça-feira, 18 de janeiro, e na quinta (20), sempre às 20 horas, no Auditório da Fa­culdade de Direito de Ribei­rão Preto da Universidade de São Paulo (USP). O recital de abertura do festival terá a participação da cantora Sarah Migliori (mezzo-so­prano) e do pianista Rubens Russomanno Ricciardi.

O programa será dedicado a Hanns Eisler (1898-1962), Cláudio Santoro (1919-1989) e Gilberto Mendes (1922- 2106) – três dos compositores mais referenciais à filosofia do festival, por conta de suas canções populares moder­nas (compostas entre 1930 e 1960), gênero que vai pos­teriormente influenciar até mesmo a Bossa Nova.

Já na quinta-feira, haverá concerto do Ensemble Men­temanuque, grupo de música de câmara da USP em Ri­beirão Preto, contando com as participações de Rogério Wolf (flauta), Joel Gisiger (oboé), Sérgio Burgani (cla­rineta), Lucca Zambonini Soares (trompa), Sandra Ri­beiro (fagote), Giovana Ce­ranto (piano) e Lincoln Reuel Mendes (contrabaixo), com direção artística de Rubens Russomanno Ricciardi.

Contemplando a filosofia do FMN de sempre promo­ver os novos talentos, dois jovens compositores, ambos formados pela USP de Ribei­rão Preto, Vitor Zafer e Lu­cas Pigari, terão suas obras recém compostas, apresen­tadas em estreias mundiais. O programa contempla ain­da obras de Gilberto Men­des, num raro caso em que o compositor santista homena­geia a arte caipira.

Também terá Rubens Rus­somanno Ricciardi, numa ho­menagem póstuma ao grande pianista Antônio Guedes Bar­bosa (1943-1993), exemplo de artista da práxis que soube integrar o clássico e o expe­rimental, tendo influenciado também, com sua filosofia de inovação dos repertórios, os cursos de piano da USP em Ribeirão Preto.

As transmissões gratuitas acontecerão em março de 2022, mês de realização do festival, via YouTube da USP Filarmônica e do próprio FMN, com concertos, pa­lestras e oficinas de Ribeirão Preto, Santos e São Paulo. O projeto foi contemplado em primeiro lugar no ProAC edital, na categoria “Festi­vais” pela empresa Imaginá­rio Coletivo, de Santos.

Esta edição comemora os 100 anos de nascimento de Gilberto Mendes (1922- 2016), os 100 anos da Sema­na de Arte Moderna, os 60 anos de morte de Hanns Eis­ler (1898-1962) e é também uma homenagem póstuma a Régis Duprat (1930-2021), grande musicólogo brasileiro e signatário, em 1963, do Ma­nifesto Música Nova.

A 56ª edição do FMN “Gilberto Mendes” é uma re­alização do governo de São Paulo, do NAP-Cipem do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciên­cias e Letras (FFCLRP-USP) e da Academia Livre de Mú­sica e Arte (Alma).

A Alma tem, Lucas Edu­ardo da Silva Galon e Márcio Barreto como diretores artís­ticos, e Rubens Russomanno Ricciardi como professor res­ponsável. O 56º FMN conta ainda com apoio do Laborató­rio Behring de Ribeirão Preto, com a realização de testes para cantores e músicos de sopros, por conta da sindemia de co­vid-19 e síndromes gripais.

Postagens relacionadas

“Toda Forma de Amor”, de Bruno Barreto, reestreia no Canal Brasil

William Teodoro

Disney Channel estreia série sobre cantora adolescente

Redação 1

A morte de Maria Alice Vergueiro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com