O Teatro Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, efetuou a doação da antiga cortina de “boca de cena” ao Espaço Cultural Fernando Faro (ECEFF), da cidade de Batatais, pertencente à região metropolitana.
A doação foi oficializada no final de dezembro, quando a secretária de Cultura e Turismo, Isabella Pessotti, o diretor do Teatro Municipal, Thiago Del Lama, e a chefe de Seção de Teatros, Júlia Ribeiro Souza, entregaram a cortina para a instituição.
A doação contribui para a melhoria da infraestrutura, na realização de oficinas cênicas e apresentações culturais no local, tendo em vista a difusão cultural na periferia de Batatais, realizando intercâmbio cultural e artístico por meio de suas mostras com artísticas locais e regionais.
O Teatro Municipal, que hoje passa por uma série de otimizações e reformas, tais como a melhoria de toda a parte elétrica, recebeu em 2020 várias intervenções, entre elas, novas cortinas, carpete, equipamentos de som, iluminação e pintura.
A cortina doada, mesmo em boas condições de uso, já não tinha mais utilidade no teatro. O presidente do ECEFF, Rodolfo de Tarso, conta que sempre busca melhorias para o Espaço para alcançar o slogan “Que a arte nos traduza!”. “O espaço vem há algum tempo realizando ações socioculturais com o objetivo de ampliar sua estrutura”, diz.
“Também vai ampliar a forma de oferta de espetáculo cênico, para isso realizamos participações em apresentações, premiações em editais junto à Secretaria de Cultura do Estado e doações”, diz. “Muitas pessoas colaboraram e é com muita alegria que a doação realizada pela Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto fará parte da preservação desse patrimônio artístico e dessa história”, conta.
Para Isabella Pessotti, o Teatro Municipal receberá ainda este ano reformas no sistema de ar-condicionado e passará por um processo de acessibilidade, além de receber diversas intervenções em sua infraestrutura nestes últimos anos. O espaço fica na praça Alto do São Bento s/nº, Jardim Mosteiro. O local tem capacidade para receber 515 pessoas – o estacionamento tem 40 vagas.
“São ações para poder oferecer um espaço cada vez melhor e tecnicamente preparado aos artistas e para o público. Existe muito ainda para se fazer, mas estamos felizes em hoje ter condições de doar algo. Esperamos que essa contribuição enriqueça os trabalhos culturais desenvolvidos pelo Espaço”, diz Isabella Pessotti.