Tribuna Ribeirão
Cultura

Independência ou morte: os famosos e os desconhecidos

Ao se falar da Indepen­dência do Brasil, os primei­ros nomes a serem associa­dos são o de D. Pedro I, o príncipe português do fa­moso brado às margens do Riacho Ipiranga e impera­dor da nova nação; D. João VI, com sua fama de indo­lente; Leopoldina, a impera­triz de fina educação; ou a Marquesa de Santos, aman­te do monarca. No entanto, em “Personagens da Inde­pendência do Brasil – Os principais nomes da eman­cipação política do país e da história de Sete de Setem­bro”, publicado pela Editora 106, o historiador Rodrigo Trespach apresenta uma abordagem diferente das que estamos acostumados a ver, e mostra que ainda há muito mais a ser publicado sobre a etapa mais impor­tante da nação brasileira e seu complexo enredo.

Dos primeiros idealiza­dores da Independência, no Brasil colônia, às testemu­nhas do Grito do Ipiranga, o autor tece a trama desse evento fundador, valendo-se de uma cuidadosa pesquisa sobre as linhas biográficas de cinquenta pessoas que agi­ram com coragem e determi­nação, tais como Gonçalves Ledo, Gama Lobo, Chalaça, Frei Caneca, Maria Quitéria, Lorde Cochrane, Hipólito José da Costa, entre outros. Bem como os artistas que registraram, a seu tempo, a epopeia da libertação da pá­tria, incluindo Evaristo da Veiga, Pedro Américo e Ge­orgina de Albuquerque.

Atento e perspicaz, Tres­pach demonstra organização em textos acessíveis que são interligados, mas podem ser lidos de forma independen­te. Com um poder de fôlego suficiente para entreter e en­sinar o leitor, ‘Personagens da Independência do Brasil’ re­vela que as articulações para nos livrarmos da antiga colô­nia envolveram políticos pro­gressistas, conservadores, reli­giosos, lideranças femininas, jornalistas, nobres, membros de organizações clandestinas, ativistas, estrangeiros, fun­cionários públicos e muitos outros.

A obra é um novo marco para conhecer a fundação de nossa nação a partir das traje­tórias e motivações de quem participou direta ou indireta­mente do processo de eman­cipação. “Personagens da In­dependência do Brasil – Os principais nomes da eman­cipação política do país e da história de Sete de Setembro”, não é um livro convencional: é a revelação de quem eram, o que pensavam e diziam as pessoas que ousaram à altura de suas contribuições ao país.

Postagens relacionadas

Vídeo – Anna Maria Chiavenato

Redação 1

Montreux Jazz Festival é cancelado pela 1ª vez na história

Redação 1

PADRE EUCLIDES RECEBE A MINAZ

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com