Tribuna Ribeirão
Esportes

Barrado em aeroporto, Djokovic tem visto cancelado e deve deixar Austrália

SARAH STIER / GETTY IMAGES

Novak Djokovic sofreu nesta quarta-feira uma das maiores “viradas” de sua car­reira. Um dia após celebrar a permissão médica especial que recebeu para competir em Melbourne, o tenista nú­mero 1 do mundo foi barrado no aeroporto de Tullamarine, teve seu visto cancelado e deve deixar a Austrália pou­cas horas após desembarcar. Ele estava na cidade para dis­putar o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada.

Autoridades australianas barraram a entrada do tenis­ta sérvio porque ele não teria apresentado “padrões ade­quados de evidências” para entrar no país com a permis­são médica especial que havia obtido na véspera. O docu­mento permitia que entrasse e competisse em Melbourne mesmo sem comprovar a vacinação completa contra a covid-19.

Djokovic já afirmou diver­sas vezes que é contra o imu­nizante. Ele se nega a revelar se tomou a vacina, o que o tornou alvo de polêmica nos últimos meses, principalmen­te após as autoridades austra­lianas afirmarem publicamen­te que só aceitariam tenistas vacinados para o torneio. De acordo com o ministro da saú­de da Austrália, Greg Hunt, o sérvio deverá deixar o país nas próximas horas.

A permissão que Djoko­vic havia obtido é prevista na lei australiana para dar conta de casos específicos na pandemia. Serve para pesso­as que não tomaram o imu­nizante para não piorar um quadro clínico grave causado por outra doença ou porque apresentaram reação grave na primeira dose ou ainda porque tiveram covid-19 nos últimos seis meses.

A especulação na impren­sa australiana é sobre esta última hipótese no caso do tenista. Djokovic, contudo, não revelou publicamente se contraiu o vírus nos últimos meses. Mais cedo, o primei­ro-ministro Scott Morrison já havia afirmado que a per­missão não liberava a entrada automática dele no país. Ele precisaria provar que tinha um bom motivo para não se vacinar. “Se essa evidência for insuficiente, ele não será tratado de forma diferente e estará no próximo avião para casa. Não deve haver nenhu­ma regra especial para Novak Djokovic. Absolutamente ne­nhuma”, declarou o político.

Horas depois, o sérvio não conseguiu convencer as autoridades sanitárias locais de que tinha uma razão apro­priada para evitar a vacina contra a covid-19. A negativa foi um golpe duro ao líder do ranking, que viveu em situa­ção incomum logo ao desem­barcar em Melbourne por volta das 23h30 desta quarta, pelo horário local (9h30 pelo horário de Brasília).

Uma falha em seu visto, por não incluir a informação sobre a permissão médica es­pecial, fez o tenista passar a madrugada de quinta em lo­cal reservado. Seu pai, Srdjan Djokovic, conhecido pelas declarações polêmicas, tratou de dar ares dramáticos para a situação. “Novak está tranca­do numa sala onde ninguém pode entrar. E diante da porta estão dois policiais”, disse ele à imprensa sérvia, sugerindo que seu filho estaria sendo tratado como um crimino­so. Mais tarde, chegou a dar um ultimato às autoridades locais e prometeu convocar um protesto em favor da “li­berdade” do seu filho.

As declarações tiveram o efeito esperado no âmbito político. E até o presidente da Sérvia se manifestou so­bre o caso. “A Sérvia vai fazer tudo que puder para aca­bar imediatamente com este constrangimento causado a Novak Djokovic”, declarou Aleksandar Vucic.

Entre as autoridades aus­tralianas, a confusão imperou nas declarações públicas. O Estado de Victoria e o gover­no federal se esquivavam das críticas de que teriam conce­dido um privilégio ao líder do ranking ao mesmo tempo em que endureciam o dis­curso. A situação se arrastou pela madrugada australiana até a decisão pelo cancela­mento do visto do tenista.

Postagens relacionadas

Vôlei Ribeirão encara o Taubaté, na quinta

Redação 1

Aniversariante, Botafogo recebe Operário-PR pela Série B 

Redação 2

Mateus Vital pode ser desfalque no Corinthians contra o Inter

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com