Tribuna Ribeirão
Geral

Aumentam casos de covid-19 em cruzeiros

FERNANDA LUZ/REUTERS

Mesmo com a suspensão temporária da operação de na­vios de cruzeiros nos portos brasileiros, anunciada pelas ope­radoras na segunda-feira, 3 de janeiro, após a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Ansiva) para sus­pender a temporada, os cinco navios que estão em águas ter­ritoriais reportaram 222 casos positivos para covid-19 a bor­do das embarcações.

Os dados são da última atualização do monitoramento feito pela Anvisa, divulgado na noite de terça-feira (4). A reto­mada das operações dos navios de cruzeiro foi autorizada pela Portaria Interministerial 658, de 5 de outubro de 2021, da Casa Civil, e dos Ministérios da Justi­ça e Segurança Pública, Saúde e Infraestrutura. A norma dispõe sobre restrições e medidas tem­porárias para a entrada no país, em decorrência da pandemia.

MSC Preziosa
Pelos protocolos vigentes, o navio tem capacidade para 3.016 passageiros e está no nível 3 do cenário epidemiológico. O MSC Preziosa atracou na manhã desta quarta-feira (5) no porto do Rio de Janeiro, com o registro de 25 casos de covid-19 entre os tripu­lantes e oito entre os passageiros. Houve embarque de passageiros no domingo (2), mesmo dia em que 28 pessoas com covid-19 haviam desembarcado do navio no Rio de Janeiro.

Os moradores da cidade e de localidades próximas foram direcionados para ficarem isola­dos em suas casas ou de parentes ou amigos. As nove pessoas que não moram no estado foram hospedadas em um hotel na cidade, onde ficarão em isola­mento por um prazo de 10 dias a contar do início dos sintomas.

MSC Splendida
O navio interrompeu as ati­vidades no dia 31 de dezembro, após a notificação de 51 tripu­lantes e 27 passageiros com a do­ença. A embarcação está em área de fundeio no Porto de Santos (SP), sem passageiros a bordo, mas há 62 casos positivos de covid-19 entre os tripulantes. O navio tem capacidade para 3.051 passageiros e encontra­va-se no cenário epidemioló­gico nível 4 no domingo (2), ou seja, está em quarentena.

Costa Diadema
Também teve as ativida­des interrompidas no dia 31 de dezembro, em Salvador (BA), com o registro de 68 casos de covid-19, sendo 56 tripulantes e doze passageiros. O navio está em área de fundeio no Porto de Santos (SP), sem passageiros, e no momento há 30 tripulantes que testaram positivos para co­vid-19. O navio tem capacidade para 2.368 passageiros e está em quarentena, com cenário epide­miológico no nível 4.

Costa Fascinosa
Segundo a operadora Cos­ta Cruzeiros, o navio deixou o Porto de Santos na segun­da-feira (3), onde não hou­ve embarques, e irá aportar amanhã (6) no Rio de Janeiro, para desembarque completo dos passageiros, que subiram a bordo no dia 30. A Anvisa informou que foram repor­tados dois casos de covid-19 entre os tripulantes e cinco entre os passageiros. A capa­cidade é de 1.083 passageiros e a embarcação está no nível 3 do cenário epidemiológico.

MSC Seaside
O navio está no nível 3 do cenário epidemiológico e deve aportar no Porto de Santos amanhã. A capacidade é para 3.622 passageiros e há 65 casos de covid-19 entre os tripulan­tes e 25 entre os passageiros.

Postagens relacionadas

Poupatempo poderá ter horário de atendimento reduzido

Redação 1

CEE vai analisar a gestão do lixo

William Teodoro

PUBLICIDADE: Colégio Anchieta

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com