Ávidos por lucro fácil
Nos últimos dias de 2021, comerciantes de atacados e mesmo do varejo tiveram uma “ganância” irrefreável de lucros, segundo uma idosa. Os preços desembestaram. Isto é, perdeu-se o controle. Segundo ela, parece o final do governo José Sarney, na década de 1980, em que a volúpia por mais lucros nos produtos deixaram a população sem parâmetros para estabelecer o valor real das mercadorias.
A carne é fraca
Não estamos falando da carne, cujo preço varia de acordo com os “bofes” dos compradores da China e de outros países. Quando eles deixam de comprar nossa carne, que é a de melhor qualidade do mercado, conforme apregoam os criadores, os preços são reduzidos. No entanto, quando eles recomeçam as negociações os preços variam absurdamente. E não há órgão de defesa do consumidor que consiga estabelecer a realidade comercial.
De grão em grão
Ultimamente, os produtos de valores menores começaram a ser marcados por aumentos pequenos, mas sucessivos, Um produto que custava 14 reais em uma semana, na outra passou para 16 e na ultima 18. Se o consumidor verificar constata que em R$ 14 houve um aumento de mais R$ 4, em duas semanas quase 30%.