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Sindicato Rural de Ribeirão critica propaganda do Bradesco

Conteúdo foi exibido nas mídias sociais da instituição financeira; Banco pediu desculpas e a retirou do ar

Foto Alfredo Risk - Direção do Bradesco pediu desculpas

O Sindicato Rural de Ribeirão Preto engrossou o coro das entidades ligadas à pecuária brasileira que se manifestaram publicamente a respeito de um vídeo publicitário, exibido no último final de semana, do Banco Bradesco que orientava a redução no consumo de carne como forma de diminuir as emissões de carbono na atmosfera. 

Em nota assinada pelo presidente da entidade, Paulo Maximiano Junqueira Neto, e direcionada à instituição financeira, demonstra “sua indignação em toda sua amplitude contra a campanha publicitaria”. 

“Não é crível que uma instituição financeira reconhecida preste um desserviço social como este, desaconselhando o consumo desta excelente fonte de proteína, cujos benefícios já foram cientificamente comprovados. Divulgar qualquer informação na contramão desses dados representa desconhecimento por parte do interlocutor. Nosso país e o maior produtor de carnes do mundo, gerando emprego, renda e garantindo qualidade para a alimentação humana”, diz parte da nota. 

A nota segue argumentando que “por natureza, o gado bovino emite gás metano, derivado de seu processo digestivo, porém, é fato que, especialmente no Brasil, os bois são criados sempre ao ar livre, na maioria das vezes em pastagens, onde os gases emitidos e a água consumida são também absorvidos pelo meio ambiente. Com isso, o potencial efeito prejudicial à natureza é minimizado, e em muitas situações, onde as pastagens são cultivadas e intensificadas, a produção de carne brasileira gera os chamados créditos de carbono”. 

O texto ainda ‘alfineta’ e pede um comparativo entre a poluição provocada no campo com a em centros urbanos. “A visão e a atitude do pecuarista brasileiro que sobrevive da atividade, e de todos os dias, adotar ações que contribuam para a sustentabilidade de sua atividade e do planeta. Esperamos que outras atividades, especialmente urbanas, também se comprometam com este desafio. Convidamos todos a fazerem as contas de qual atitude teria maior efeito na redução do balanço de gases geradores do efeito estufa (emissão versus absorção de carbono)”. 

Por fim, pede pedido de desculpas do Bradesco. “Aguardamos o pedido de desculpas do Banco Bradesco, que deve ocorrer da mesma forma e na mesma proporção das ofensas”. 

Posicionamento do Bradesco 

Ainda no final de semana o Bradesco se posicionou. Confira o que trouxe a nota da instituição financeira: 

“Ao longo de seus quase 79 anos de história o Bradesco apoiou de forma plena o segmento do agronegócio brasileiro, estabelecendo parcerias sólidas e produtivas. Tal opção é baseada em sua crença indelével nesse segmento enquanto vetor de desenvolvimento social e econômico do país. 

Contudo, nos últimos dias lamentavelmente vimos uma posição descabida de influenciadores digitais em relação ao consumo de carne de origem animal, associada à nossa marca. 

Importante dizer que tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo de proteína animal. Pelo contrário. O Bradesco acredita e promove direta e indiretamente a pecuária brasileira e por conseguinte amplifica o consumo de carne de origem animal. 

Diante do ocorrido, medidas foram imediatamente tomadas incluindo a remoção do conteúdo de ambiente público, e, além disso, ações administrativas internas severas. Dessa forma, lamentamos o ocorrido e reforçamos mais uma vez nossa crença irrestrita na pecuária brasileira”. 

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