Adriana Dorazi – especial para o Tribuna Ribeirão
O leitor de jornal impresso é tradicional, gosta da notícia estampada com a manchete principal e os destaques na capa. Não se importa se ficar com um pouco de tinta nas mãos; aliás, ele adora o cheiro da tinta fresca. Mas, a cada ano que passa, ganha mais agilidade, claro, a quase instantaneidade da notícia online. E sua importância está diretamente ligada ao fato de serem produzidas por profissionais da comunicação, que cobrem os fatos com precisão e agregam novos recursos como imagem e som.
Há anos o Tribuna Ribeirão – único jornal diário impresso de Ribeirão Preto – também investe em uma plataforma digital (www.tribunaribeirao.com.br) cada vez mais moderna e dinâmica de informação. E os resultados vêm se refletindo no Google Analytics, a plataforma de estatísticas oficial que faz as métricas dos sites: em 2021 já foram mais de três milhões de acessos.
Mensalmente são mais de 250 mil visitantes, 60 mil a cada semana, nove mil por dia. O banco de dados de notícias, que também é muito utilizado para pesquisas, soma mais de 60 mil conteúdos publicados. Para o diretor do Tribuna Ribeirão, Eduardo Ferrari esse crescimento tem pelo menos duas explicações: investimento e maior interesse do público mais jovem em informação rápida. “Estamos investindo ativamente nos últimos anos, desde a modernização da plataforma para tornar o acesso do leitor mais rápido e fácil, a novos profissionais para que a qualidade da informação seja cada vez melhor. Nada substitui o jornalismo feito com responsabilidade. A fonte da informação é o que garante credibilidade”, destaca Ferrari.
Para a direção do veículo, as redes sociais, no caso de veículos de informação, também devem ser usadas de forma estratégica, para convidar o público a acessar, dentro do interesse de cada um, as novidades do portal que são atualizadas a todo momento. “Temos um trabalho de envio de notícias para o público por WhatsApp muito forte e sem custo. Especialmente os empresários, políticos, pessoas que dependem da informação para a tomada de decisões, precisam da informação na palma da mão”, frisa Ferrari.
Mas, para alívio dos leitores assíduos da edição impressa, um alento. A tecnologia não vai substituir a tradição, pelo menos por enquanto. “São públicos diferentes e gostamos muito de entregar o jornal na casa dos nossos leitores. O assinante é um leitor muito esclarecido, fiel, que merece todo respeito e o melhor trabalho que pudermos oferecer!”, conclui.
Alguns números do Tribuna Ribeirão Online:
– Média de notícias publicadas diariamente: 35/50
– Média de notícias publicadas semanalmente: 250/300
– Média de notícias publicadas mensalmente: 1000
– Editorias divididas por assuntos.
Projetos especiais Tribuna:
– Agrotribuna
– Classificados: www.tribunaribeirao.com.br/classificadostribuna/
– Carro & Cia.
– Revista Meia Maratona
– Prêmio Recall
– Empresas Centenárias
Serviços:
– Falecimentos
– Aniversário
– Cinema
– Radar
– Amigo Pet