Tribuna Ribeirão
Economia

Banco inaugura novo polo especializado de atendimento ao cliente PJ em Ribeirão Preto

Novo modelo de atendimento foca em proximidade com os clientes, times multidisciplinares com conhecimento sobre a realidade local de negócios e uma assessoria especializada para a tomada de decisões importantes de pequenos e médios empresários

O Itaú Unibanco inaugurou, nesta quarta-feira (22), um polo de atendimento especializado para clientes pessoa jurídica em Ribeirão Preto (SP) – especialmente pequenas e médias empresas. Esse será o terceiro polo inaugurado pelo banco com um novo modelo de atendimento para clientes do segmento Itaú Empresas, como parte do projeto de Transformação do Varejo do Itaú. Até março de 2022, serão 15 novas unidades como essa em diferentes regiões do País.

O polo possui um ecossistema multidisciplinar, que permite interação entre os times comerciais, de crédito e de especialistas de produtos, acelerando a curva de aprendizado para reforçar o nível de especialização dos profissionais. Além disso, à medida em que proporciona um atendimento customizado em escala, o banco assegura mais autonomia para os times e evolui na agenda de centralidade no cliente, por meio de um relacionamento mais próximo e prático para o seu dia a dia. O objetivo é fomentar a economia local, permitindo que as pequenas e médias empresas da região tenham mais oportunidades para alavancar seus negócios, por meio de crédito, soluções regionalizadas e assessoria para a tomada de decisões importantes.

Ribeirão Preto foi escolhida pelo banco para ser uma das primeiras cidades a receber a novidade pela sua relevância regional, além de possuir uma economia forte, com setores diversificados, universidades e mão de obra qualificada. A cidade, que é uma referência industrial e de serviços, também se destaca por possuir uma grande quantidade de clientes com uma relação de longo prazo com o Itaú no segmento. O novo polo especializado está localizado no bairro Alto da Boa Vista, na Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1660.

Atendimento customizado para empreendedores locais

Além de aumentar sua base de clientes, o projeto ajudará o banco a alcançar novos patamares de sua análise de crédito – que hoje já é referência no mercado –, apoiando ainda mais as empresas nas suas necessidades de crédito e no seu crescimento. “Esse é um trabalho que vai ser fortemente amparado no atendimento presencial e conhecimento local. Vamos entender melhor as peculiaridades de cada região e as características de cada negócio que atendemos, para termos mais camadas de avaliação na análise de risco e uma oferta de crédito mais acessível e adaptado para a realidade de cada região, de modo que possamos atender suas diferentes necessidades”, afirma Carlos Vanzo, diretor do Itaú Unibanco. 

“Nossos times estarão organizados de forma diferente nesses polos, com a presença de gerentes e de especialistas para promover a integração com as áreas de negócio – como seguros, pagamentos e investimentos, entre outras que estarão dedicadas a um atendimento mais consultivo. Agora, com uma atuação regionalizada, esses profissionais também terão mais autonomia para a tomada de decisão, valorizando diferenças geográficas e culturais que influenciam o negócio de cada cliente”, explica Marcelo Gambarini, diretor de Negócios Empresas do Itaú Unibanco envolvido no projeto. A expectativa é que 50% da base atual de clientes PMEs do banco passem a ser atendida neste modelo, uma vez que todas as unidades estiverem funcionando. 

O novo modelo de atendimento também terá a simplicidade como premissa. “O tom consultivo de nossos profissionais será combinado a um número cada vez maior de possibilidades de autosserviço e resolutividade pelos canais digitais, com uma experiência fluida, rápida e intuitiva para o nosso cliente”, explica Bruno Machado, diretor de Negócios Empresas do Itaú Unibanco.  

 

Estrutura física  

Os polos, desenhados com espaços para acolher os clientes, estarão em edifícios comerciais de fácil acesso e amplamente conhecidos pelas empresas das cidades incluídas no projeto, sendo equipados com infraestrutura tecnológica robusta e salas de reunião para um atendimento reservado. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. 

A visita dos clientes aos polos será um importante elemento do novo modelo, sempre seguindo os devidos protocolos de segurança sanitária exigidos enquanto perdurar a pandemia. Da mesma maneira, os gerentes de negócio e especialistas do polo também farão o caminho contrário, visitando os clientes em nas suas empresas, para conhecer cada negócio pessoalmente. Na sequência de Ribeirão Preto, cidades como Goiânia (GO), Manaus (AM), Recife (CE) e Curitiba (PR) também terão, em breve, suas próprias unidades inauguradas.  

 

Transformação do Varejo no Itaú  

O projeto de Transformação do Varejo – ou iVarejo 2030, como também conhecido – é o mais impactante do Itaú nos últimos anos e revisita toda a operação do banco em pequenas e médias empresas, para que a marca se diferencie ainda mais na qualidade do seu atendimento aos clientes pessoa jurídica e se diferencie em meio a um segmento cada vez mais acirrado. A inauguração dos polos é uma entrega relevante dentre as diversas iniciativas que compõem o projeto. Em paralelo a este, estão em curso dezenas de outros projetos do pacote de iniciativas do iVarejo 2030, que serão concluídos nos próximos 3 anos.

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