Tribuna Ribeirão
Política

PV anuncia apoio a Lula e aprova federação partidária com PT, PSB e PCdoB

Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

O Partido Verde (PV) anun­ciou nesta terça-feira (21) que vai apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. A sigla também aprovou a criação de uma federação partidária com PT, PSB e PCdoB.

A decisão foi tomada em reunião com presidentes es­taduais da legenda. Segundo José Luiz Penna, presidente nacional da legenda, Lula tem sinalizado para a forma­ção de uma frente democrá­tica para “derrotar o autori­tarismo” do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que torna o partido “francamente favo­rável” a um apoio ao petista.

“As conversas com Alck­min (para vice) mostram que ele quer montar uma frente democrática para enfrentar o ecocida (Bolsonaro). Ele está propondo não é a candidatu­ra de um partido, ele se coloca numa candidatura de frente democrática, e isso passou a nos interessar”, disse Penna.

Ainda segundo ele, o apoio a Lula e à federação vai ser oficializado em reunião da Executiva Nacional do PV, ainda sem data para aconte­cer. O presidente nacional da sigla também lamentou os rumos da terceira via, que, na avaliação dele, se tornou “muito reacionária”.

“Tenho que lastimar por­que a terceira via ficou muito para baixo, uma coisa mui­to reacionária. Entre Moro e esses outros que estão na terceira via, ficou um cenário conservador.”

Sobre a federação parti­dária, Penna afirmou aguar­dar resposta do PT sobre se vai integrar a composição. “Esperamos que o partido esteja (na federação). Mes­mo que não haja a federação com o PT, caminharemos juntos contra o autoritaris­mo”, declarou.

Em seu perfil no Twitter, o ex-deputado Eduardo Jorge, candidato à Presidência da República pela sigla em 2014, manifestou-se contra o anún­cio. Ele disse que “nada neste sentido pode ser anunciado sem a obrigatória votação na convenção nacional do PV no próximo ano em junho de 2022. Há outras ideias para o PV nesta eleição”. Questiona­do sobre a discordância, Pen­na se limitou a dizer: “Toda unanimidade é burra”.

Postagens relacionadas

Entidades e advogados realizaram protesto contra o afastamento da presidente da AARP

Redação 2

Grupo dos 17 leva as principais comissões

Redação 1

‘Sem políticas efetivas, vamos cair num atoleiro’, diz Luis Felipe Salomão

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com