Tribuna Ribeirão
Política

Lula venceria no primeiro turno se eleição fosse hoje

Montagem

Luiz Inácio Lula da Silva tem 48% das intenções de voto para presidente da República, segundo pesquisa do institu­to Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) divulgada nesta terça-feira, 14 de dezembro, 27 pontos percen­tuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 21%, aponta pesquisa.

O levantamento, divulgado pelo G1 e pela GloboNews, apon­ta que Lula tem mais votos que todos os outros candidatos so­mados, o que poderia lhe garan­tir a vitória em primeiro turno se as eleições de 2022 fossem hoje. No primeiro cenário, os dois candidatos são seguidos por Ser­gio Moro (Podemos), com 6%.

Depois aparecem Ciro Go­mes (PDT), com 5%; André Ja­nones (Avante), 2%; João Doria (PSDB), 2%; e Cabo Daciolo (PMN-Brasil 35) e Simone Te­bet, ambos com 1%. Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe d’Ávi­la (Novo), Leonardo Péricles (UP) e Rodrigo Pacheco (PSD) tiveram 0%.

Brancos e nulos somaram 9% e 5% não souberam indicar um nome ou não responderam. No segundo cenário, com me­nos nomes, Lula atingiu 49%, Bolsonaro 22%, Moro 8%, Ciro 5% e Doria 3%. Brancos e nulos somaram 9% e 3% não soube­ram indicar um nome ou não responderam nessa avaliação.

A parcela da população que considera o governo Bolsona­ro ruim ou péssimo atingiu 55% e bateu recorde desde o início da gestão. O percentual de pessoas que consideram a administração ótima ou boa é de 19%; regular, 25%; não sabe/não respondeu, 1%.

Na pesquisa anterior, rea­lizada em setembro, a parcela de ruim/péssimo foi de 53%. O percentual de ótimo/bom atingiu 22%; o de regular, 23%; e o de não sabem/não respon­deram, 1%. O Ipec também fez a seguinte pergunta aos entre­vistados: “E o(a) sr(a) aprova ou desaprova a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está governando o Brasil?”.

Entre os participantes do levantamento, 68% respon­deram desaprovar a forma do presidente de gerir o país, en­quanto 27% disseram aprovar. Outros 4% afirmaram não sa­ber ou preferiram não respon­der. O levantamento do Ipec, instituto criado por ex-direto­res do Ibope, foi feito entre 9 e 13 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos.

Postagens relacionadas

Coligação Respeito por Ribeirão oficializa candidatura de André Trindade

Redação 2

Câmara vota hoje projeto que tornam punições a servidores mais rigorosas

Redação 1

Lula articula chapa para o Senado com Suplicy e Haddad

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com