Durante o evento do RetomaSP na manhã desta sexta-feira, 10 de dezembro, na Esplanada do Theatro Pedro II, no Centro Histórico, o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) confirmou que o governo de São Paulo vai bancar a obra de implantação de um macroanel de Ribeirão Preto e anunciou que a licitação do projeto executivo será lançada na primeira quinzena de janeiro.
Rodrigo Garcia destacou a importância da mobilidade regional para a competitividade das cidades. “Quem conhece Ribeirão sabe que o Anel Viário da cidade já se transformou em uma avenida. Vamos dar o primeiro passo ao publicar o edital de licitação do projeto executivo da obra na primeira quinzena de janeiro”, afirmou.
No dia 1º, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) recebeu ofício da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo confirmando que atenderá ao pedido de implantar o macroanel em Ribeirão Preto para interligar as rodovias José Fregonezi (SP-328), Antônio Machado Sant’Anna (SP-255) e Mário Donegá (SP-291), numa extensão de 20 quilômetros.
No documento, a pasta informa que já providencia, junto à Diretoria de Engenharia e à Divisão Regional de Ribeirão Preto, todas as informações preliminares necessárias para a elaboração de um projeto funcional, objetivando a implantação do macroanel. Neste estudo, será levantada a estimativa de custos e o prazo de execução.
A implantação do macroanel de Ribeirão Preto será importante para melhorar a mobilidade urbana da cidade, já que a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta para crescimento do número de habitantes, atualmente calculado em 720.116 pessoas, 1,16% a mais sobre a anterior.
Além disso, a cidade é sede de uma região metropolitana formada por mais 33 municípios e uma população de 1.755.029 habitantes, que frequenta Ribeirão Preto para trabalhar, estudar, fazer compras, se divertir ou para se consultar com médicos, dentistas, advogados, arquitetos etc.. O projeto foi apresentado ao secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, em 3 de setembro.
A obra irá começar pela extensão da Rodovia José Fregonezi, passando pela Antônio Machado Sant’Anna até a Mário Donegá, possibilitando reduzir o número de veículos, principalmente os caminhões, que precisam passar por Ribeirão Preto a caminho de outras cidades, como Sertãozinho, Pitangueiras e Barrinha, entre outras.
O chefe do Executivo ainda informa que a intervenção poderá aliviar o tráfego de caminhões que passa pelos anéis viários de Ribeirão Preto, vindo pela Anhanguera (SP-330) – são dois, o Contorno Sul (Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, SP- 322) e o Contorno Norte (Rodovia Alexandre Balbo, SP-328).
Ribeirão Preto já tem uma das maiores obras viárias do Brasil: o Trevo Waldo Adalberto da Silveira, o “Trevão”, inaugurado em dezembro de 2014 pelo então governador Geraldo Alckmin (PSDB), na segunda gestão de Dárcy Vera. É considerado o maior entroncamento viário do Brasil. Construída em 1972, a obsoleta rotatória foi substituída por oito viadutos, 20 alças de acesso e retorno, incluindo passarela de pedestres.
A obra foi executada pelas empresas Autovias e Vianorte, ambas pertencentes à Arteris, e que agora viraram ViaPaulista. O “Trevão” liga as pistas nos dois sentidos da Anhanguera com as rodovias Prefeito Antônio Duarte Nogueira (SP- 322, Anel Viário Sul), Rodovia Antônio Machado Sant’Anna, Abrão Assed (SP-333) e avenida Presidente Castelo Branco.
O “Trevão” é considerado a maior obra pública de Ribeirão Preto, com investimentos de R$ 120 milhões. Antes, no topo do ranking estava a obra antienchentes, que havia consumido R$ 117 milhões dos cofres públicos – R$ 99 milhões do governo federal, R$ 3 milhões do governo estadual, R$ 10 milhões da prefeitura e R$ 5 milhões da Câmara.