O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou uma operação nessa quarta e quinta-feira, 8 e 9 de dezembro, para averiguar o peso dos produtos que compõem a cesta básica do brasileiro. A ação realizada no laboratório da autarquia em Ribeirão Preto encontrou irregularidades em 90% dos itens verificados.
De acordo com informações do Ipem-SP, durante os dois dias de operação, os agentes fiscalizaram 11 produtos, sendo que dez destes apresentaram irregularidades no peso.
Na quarta-feira, foram verificados itens como macarrão parafuso, açúcar cristal, feijão e arroz. Já nesta quinta-feira, além de itens similares aos verificados anteriormente, os agentes também averiguaram farinha de trigo.
Diante da situação, as empresas autuadas terão dez dias para apresentar defesa ao órgão. O Ipem-SP ressaltou ainda que, de acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, entre outros.