Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Noventa escolas já têm o ‘AVCB’

DIVULGAÇÃO

Ribeirão Preto tem 134 escolas ligadas ao municí­pio em atividade, mas 22 são conveniadas e 112 estão vin­culadas à Secretaria Munici­pal da Educação. Destas, 90 já têm o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (80,4%) e 22 aguardam por regulari­zação (19,6%). A prefeitura também tem unidades que ainda serão inauguradas.

Nesta quarta-feira, 8 de dezembro, a Secretaria Muni­cipal da Educação informou que trabalha para ter todas as unidades escolares com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros até 2022. A nota anterior dizia até o final deste ano, mas faltam pouco mais de 20 dias para o réveillon.

Em janeiro de 2017, quan­do Duarte Nogueira (PSDB) assumiu a prefeitura de Ribei­rão Preto, apenas três das 108 escolas municipais tinham o AVCB, menos de 3% (ou 2,8%). Em novembro, segundo publicação no Diário Oficial do Município (DOM), a admi­nistração prorrogou, por mais dois meses, o contrato com a Alti Engenharia e Arquitetura Ltda-EPP para adequação físi­ca e documentação para expe­dição do alvará dos bombeiros.

O prazo original era de um ano. A maior fiscalização já feita pelo Tribunal de Con­tas do Estado de São Paulo (TCESP) revela que mais de um terço das escolas paulis­tas apresentam problemas de estrutura física, colocando em risco a vida de alunos, professores e funcionários.
Segundo a fiscalização do TCE, 85,06% das escolas não têm Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros válido. O documento certifica que a edificação atende a um con­junto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais de prevenção e combate contra incêndio e pânico.

“Priorizamos as peque­nas reformas para viabilizar a outorga de licenças. Manu­tenções, adequações elétricas, hidráulicas e hídricas foram executadas pela Divisão de Fiscalização de Obras e Servi­ços da pasta nas escolas muni­cipais”, explica Felipe Elias Mi­guel, secretário da Educação.

A 2ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), com sede em Campinas, negou recur­so da prefeitura de Ribeirão Preto para ampliar o prazo de dez meses que a Secretaria Municipal da Educação tem para obter o AVCB dessas 22 escolas da rede pública de en­sino do município.

A sentença do TRT-15 saiu em 10 de agosto. O pedi­do para ampliação do prazo foi negado por unanimida­de. Participaram do julga­mento os desembargadores José Otávio de Souza Ferrei­ra, Helena Rosa Mônaco de Silva Lins Coelho e Susana Graziela Santiso. O TRT-15 também manteve a multa di­ária de R$ 10 mil caso o prazo não seja cumprido.

A prefeitura decidiu recor­rer ao TRT-15 depois que a juíza Márcia Cristina Sampaio Mendes, da 5ª Vara do Traba­lho, estabeleceu o prazo má­ximo de dez meses para que a prefeitura de Ribeirão Preto conseguisse os AVCBs de to­das as unidades escolares.

A decisão da magistrada foi expedida em 2 de junho – faltam menos de oito meses para o fim do prazo – e aten­deu a uma ação civil pública impetrada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM-RPGP) que questionou a segurança nas escolas municipais.

A ação foi proposta após a morte do estudante Lucas Cos­ta de Souza, de 13 anos, dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eduardo Ro­mualdo de Souza, na Vila Vir­gínia, Zona Oeste de Ribeirão Preto. O adolescente morreu em 30 de novembro de 2018 e a suspeita é que ele tenha rece­bido um choque elétrico ao su­bir em uma grade para tentar pegar uma bola de futebol.

Na semana assada, o juiz Gustavo Müller Lorenzato, da 1ª Vara da Fazenda Pública, condenou a prefeitura de Ri­beirão Preto a indenizar em R$ 400 mil a família do estudan­te. A administração municipal informa que tomará as provi­dências necessárias assim que conhecer o teor da sentença.

Se a prefeitura levar dez meses para conseguir os AV­CBs, o processo será concluí­do em abril do próximo ano. Das 134 unidades adminis­tradas pela prefeitura, 31 são Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Eme­fs), 37 são Centros de Edu­cação Infantil (CEIs), 44 são Escolas Municipais de Edu­cação Infantil (Emeis) e 22 são escolas conveniadas.

Postagens relacionadas

Prefeitura atualiza situação dos principais pontos de alagamentos em RP

Redação 2

MPT inspeciona condições de trabalho rural na região

Luque

População de Ribeirão Preto é de menos de 700 mil, mostra Censo 2022

Redação 10

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com