Tribuna Ribeirão
Cultura

Pé na Tábua leva show à biblioteca

CAROL CB

A Companhia de Sapateado Pé na Tábua, de Ribeirão Preto, tem pela primeira vez, em sua trajetória, uma trilha sonora de­senvolvida especialmente para o grupo, para seu mais recente espetáculo, “Atalhos”. Para isso, conta com o talento do compo­sitor carioca João Callado (ca­vaquinhista, arranjador, diretor e produtor musical com CDs solo, CDs e DVDs com Tere­sa Cristina e Grupo Semente, além de várias participações em trabalhos de outros artistas).

A parceria foi concretizada em 2021, com apoio do Pro­AC – Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Dan­ça 03/2020. Além de Callado, outro grande artista colabora nesta obra, Charles Raszl, per­cussionista corporal integran­te do Grupo Barbatuques, é o provocador cênico de “Atalhos”. Atualmente ele reside na Itália.

Raszl vem se apresentando e promovendo workshops de “Música Corporal na Gestu­alidade das Danças Brasilei­ras” em diversos países como Alemanha, Suíça, Polônia, Turquia, França, China, Gana, Espanha e Itália, difundin­do a pesquisa entre a música corporal e danças tradicionais brasileiras, desde 2013.

A segunda temporada on­line de “Atalhos” começa nesta quinta-feira, 9 de dezembro, e segue até domingo (12), no canal do YouTube da Cia Pé na Tábua (https://www.youtube.com/ciapenatabua), às 21 horas, e o acesso é gratuito. Conta com o recurso da audiodescrição.

Nesta sexta-feira (10), às 20h30, acontece a primei­ra apresentação presencial e aberta ao público da com­panhia na pandemia. Será na sede da Biblioteca Sinhá Junqueira, na rua Duque de Caxias nº 547, no Centro Histórico de Ribeirão Preto, telefone (16) 3323-7173.

A entrada é gratuita e não necessita de retirada de convi­te antecipado. A companhia é composta pelos sapateadores Renata Defina, Ana Luiza Yo­setake e Rodrigo Lima. Para acompanhar todas as ações em andamento da Cia. Pé na Tábua, basta acompanhar as redes so­ciais @ciapenatabua (Instagram, Facebook e Youtube) e website www.ciapenatabua.com.br.

Espetáculo
“Atalhos” é fruto do proces­so investigativo plural da Cia. Pé na Tábua. Com provocações de Charles Raszl e trilha sonora de João Callado, o sapateado se impulsiona por meio do estudo coletivo em polirritmias, rítmicas brasileiras e percussão corporal. A partir do chão, e da composi­ção gestual-percussiva-visual, há transposição das pulsações rítmi­cas de pés e mãos para toda a pele.

Propondo uma experiência cinestésica e uma estética mini­malista da cena, composta pelo tablado de madeira e dramatur­gia da luz, os elementos rítmicos brasileiros e a paleta de cores presentes no figurino, sapato e chão, destacam-se como solo fértil e amplo para essa obra que busca ampliar as escutas.

Postagens relacionadas

Vai começar o Sadako Matsuri

Redação 1

USP Filarmônica volta ao Pedro II

William Teodoro

‘Palhaços’ – Peça traz Dedé Santana a RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com