Neste domingo, 5 de dezembro, o Poupatempo completa 18 anos de funcionamento na cidade de Ribeirão Preto. Desde a inauguração, o posto já contabiliza 26,7 milhões de atendimentos prestados. Só este ano, cerca de 220 mil serviços foram concluídos na unidade. A unidade local atende no Novo Shopping, na avenida Presidente Kennedy nº 1.500, no bairro da Ribeirânia, Zona Leste.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das nove às 17 horas, e aos sábados, das nove às 13 horas. Por ter fácil acesso a várias rodovias – Anhanguera (SP-330), Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), Abrão Assed (SP-333), entre outras –, recebe muita gente de cidades do entorno e de toda a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, composta com 34 municípios e com população estimada em 1.755.029 habitantes.
Para ser atendido presencialmente é preciso agendar data e hora previamente, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou nos totens de autoatendimento. Além disso, para minimizar os riscos de transmissão do coronavírus, o espaço manteve o reforço das medidas preventivas e dos protocolos sanitários, a fim de garantir a segurança dos usuários e colaboradores.
É importante reforçar que no atendimento presencial é feito apenas os serviços que necessitam da presença do cidadão e não podem ser concluídos de maneira online. As demais opções, como renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento de veículos, consulta de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, carteira de vacinação digital da covid-19, entre outros, estão disponíveis nos canais digitais.
Além da obrigatoriedade do uso de máscaras, medição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel e dos calçados com tapete sanitizante, o Poupatempo atende com agendamento e prioriza serviços que necessitam da presença do cidadão para ser concluído, como as solicitações de Registro Geral (RG, a cédula de identidade), transferência interestadual e mudança nas características do veículo, por exemplo.
Desde o início da gestão, a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) trabalha para ampliar a oferta de serviços digitais do Poupatempo. Atualmente, são quase 170 opções nos canais eletrônicos, que podem ser feitas com segurança, autonomia e comodidade, 24 horas por dia. Até o fim de 2021, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.