Começa nesta segunda-feira, 6 de dezembro, o novo período de inscrição para matrícula nas escolas estaduais, com ingresso em 2022. O processo é destinado àqueles que não possuem matrícula ativa na rede pública (estadual e municipal), como os oriundos da rede privada, de outros estados, ou que perderam o prazo de rematrícula.
As inscrições podem ser feitas por responsáveis legais dos candidatos ou pessoas com mais de 18 anos, presencialmente ou online. Para realizar o processo de forma remota os responsáveis legais dos candidatos ou estudantes com mais de 18 anos devem acessar o link https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOnline/login, preencher a ficha de inscrição e fazer o upload dos documentos necessários.
A inscrição será realizada somente após a aprovação dos dados encaminhados. Depois de ter a documentação aprovada, o estudante será alocado na unidade escolar mais próxima de sua residência, com vaga disponível e ensino adequado à sua necessidade.
É obrigatório possuir um e-mail para realizar o processo. Os responsáveis legais dos candidatos ou estudantes com mais de 18 anos devem se dirigir a qualquer unidade escolar da rede pública ou aos postos do Poupatempo e apresentar os documentos necessários – Registro Geral (RG), histórico escolar e comprovante de residência.
Os resultados das inscrições ocorrerão a partir de 14 de dezembro e podem ser consultados por meio da Consulta Pública de Matrícula (https://sed.educacao.sp.gov.br/ ConsultaPublica/Consulta). O procedimento de inscrição de alunos que não fazem parte da rede pública estadual fica aberto ao longo de todo o ano letivo de 2022.
Este ano, em Ribeirão Preto, são 48.949 mil alunos em 82 unidades da Secretaria de Estado da Educação. Na área que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, no ano passado estavam matriculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual.
O calendário para o ano letivo de 2022 já foi definido pela Secretaria de Estado da Educação. As aulas em toda a rede estadual de ensino, para cerca de 3,5 milhões de alunos, ocorrerão entre 2 de fevereiro e 23 de dezembro, nas 5.400 unidades em 645 municípios paulistas.
O calendário do ano letivo de 2022 prevê recessos ao final do primeiro e terceiro bimestres. As férias serão mantidas nos meses de julho e janeiro. Também estão previstos dois períodos para recuperação nas férias entre 4 e 21 de janeiro e 11 e 22 de julho.
As Semanas de Estudos Intensivos continuam em momentos-chave de cada bimestre para reforçar, recuperar e aprofundar as aprendizagens essenciais para o percurso educacional dos estudantes. O calendário prevê ainda as datas para os conselhos de classe bimestrais e reuniões de planejamento/replanejamento e formação.
O Estado de São Paulo mantém um total de 5.400 escolas e atende a cerca de 3,5 milhões de alunos nos 645 municípios. A rede estadual conta atualmente com 1.077 escolas no Programa de Ensino Integral (PEI) e para 2022 estão previstas mais 953 unidades, totalizando 2.030 deste modelo.