Procon da capital
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) sempre contou com o Procon de Ribeirão Preto como parceiro em suas ações de fiscalização. O promotor Carlos Cezar Barbosa, em entrevista concedida ao programa Larga Brasa, afirmou que, ultimamente, provavelmente por falta de funcionários e de uma estrutura compatível, o órgão local aciona o Procon de São Paulo para as providências.
Divisão
O município perde substancial parte das multas e passa a repartir com o Procon de São Paulo infrações e autuações aplicadas em Ribeirão Preto. O que será que está acontecendo com o Procon local? Ribeirão Preto foi uma das primeiras cidades a ter um Centro de Defesa do Consumidor, que funcionava na Câmara, atendendo a lei do então vereador Flavio Condeixa Favareto. E assim funcionou até que outros setores se organizassem para defender os consumidores. E funcionava muito bem.
Alerta
Além de alertar aos consumidores contra golpes nas esferas bancária, na internet e também por “leilões virtuais”, Barbosa cita as ofertas nas “gôndolas”, mas com cobrança normal, sem reduções, nos caixas. Afirma que tal procedimento é crime. Pede ao consumidor que tire fotos quando isso ocorrer. Isso tem ocorrido com frequência.