Tribuna Ribeirão
Geral

Senado aprova indicação de André Mendonça ao STF

EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO

O plenário do Senado Fede­ral aprovou, por 47 votos a 32, a indicação do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) deixada pela apo­sentadoria do ministro Marco Aurélio Mello. A indicação ficou parada na Comissão de Cons­tituição e Justiça (CCJ) da Casa por mais de quatro meses, o maior tempo registrado até hoje.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), foi a primei­ra mulher a relatar uma indi­cação de ministro ao Supremo. Antes da votação no plenário, disse que nenhuma outra in­dicação foi carregada de tanta polêmica quanto de André Mendonça. Segundo ela, viu­-se o debate religioso assumin­do o lugar do debate sobre a reputação ilibada e o notório saber jurídico do candidato.

“Ninguém pode ser vetado por sua orientação religiosa”, disse. Mais cedo, Mendonça foi sabatinado pelos integran­tes da Comissão de Constitui­ção de Justiça da Casa. Lá, a aprovação se deu por 18 votos a favor e outros nove contra. Antes de votar, muitos senado­res declararam publicamente seu apoio a Mendonça.

A sabatina durou mais de sete horas. Nela, Mendonça se comprometeu a defender a democracia e “respeitar as instituições democráticas, em especial a independência e harmonia entre os poderes da República”. Afirmou entender que o Judiciário “deve atuar como agente pacificador dos conflitos sociais e garantidor da legítima atuação dos de­mais poderes, sem ativismos ou interferências indevidas”.

Sobre a comunidade LGB­TQIA+, Mendonça defendeu ser inaceitável qualquer tipo de discriminação. “Em relação à situação da violência LGBT, não se admite qualquer tipo de discriminação. É inconcebível qualquer ato de violência físi­ca, moral e verbal em relação a essa comunidade. Logicamente, também com a ressalva trazida no Supremo Tribunal Federal, em relação à liberdade religio­sa, mas, ainda assim, fazendo-se com o devido respeito a todas as pessoas”, disse.

O sabatinado se compro­meteu com a laicidade do Es­tado e com a separação das suas manifestações religiosas das possíveis funções de mi­nistro. “Vou preservar minha manifestação individual e si­lenciosa. Compreendendo a separação que deve haver en­tre a manifestação religiosa e a função pública”, prometeu.

Após a aprovação André Mendonça fez um pronuncia­mento ainda no Senado. “Eu sei que virão decisões que serei cri­ticado, mas tentarei fazer o meu melhor”. Emocionado, disse que acredita que com persistência, resiliência, dignidade e respei­tando às pessoas é possível mu­dar a realidade das pessoas. “A minha gratidão ao meu país. Se eu me preparei, estudei, devo ao meu país, aos impostos pagos pelos brasileiros”, falou.

Por meio de nota, o presi­dente do STF, Ministro Luiz Fux, falou sobre a aprovação do nome de Mendonça para o Supremo. “Manifesto satisfação ímpar pela aprovação de André Mendonça porque sei dos seus méritos para ocupar uma cadeira no Supre­mo Tribunal Federal”.

“Além disso, em função da atuação na Advocacia Geral da União, domina os temas e pro­cedimentos da Suprema Cor­te, que volta a ficar mais forte com sua composição comple­ta. Pretendo dar posse ao novo ministro ainda neste ano”, dis­se, informando que pretende marcar a posse de Mendonça para 16 de dezembro.

Perfil
Nascido em Santos (SP), André Mendonça é advogado da União desde 2000, foi as­sessor especial do ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, de 2016 a 2018, e ministro da Justiça e Segurança Pública, de 2020 a 2021. Está em sua segunda passagem pelo car­go de advogado-geral da União na gestão de Bolsonaro. Ele também é bacharel em teologia e pastor da Igreja Presbiteriana Esperança de Brasília.

Postagens relacionadas

Igreja discute as políticas públicas

Redação 1

Caixa faz acordo para agilizar processos relativos ao Dpvat

William Teodoro

Queimada derrubou energia 111 vezes

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com