Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Estado confirma macroanel em RP

PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, o prefeito Duar­te Nogueira recebeu ofício da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo confirmando que aten­derá ao pedido de implantar o macroanel em Ribeirão Preto para interligar as rodovias José Fregonesi (SP-328), Antônio Machado Sant’Anna (SP-251) e Mário Donegá (SP-291).

No documento, a pasta in­forma que já providencia, junto à Diretoria de Engenharia e à Divisão Regional de Ribeirão Preto, todas as informações pre­liminares necessárias para a ela­boração de um projeto funcio­nal, objetivando a implantação do macroanel. Neste estudo, será levantada a estimativa de custos e o prazo de execução.

“A implantação do macro­anel de Ribeirão Preto será im­portante para melhorar a mobi­lidade urbana da cidade, já que a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta para crescimento do número de habi­tantes, atualmente calculado em 720.116 pessoas, 1,16% a mais sobre a última apresentada”, ex­plica Nogueira.

Além disso, a cidade é sede de uma região metropolitana formada por mais 33 municípios e uma população de 1.755.029 habitantes, que frequenta Ribei­rão Preto para trabalhar, estudar, fazer compras, se divertir ou para se consultar com médicos, dentistas, advogados, arquitetos etc.. O projeto foi apresentado ao secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Ma­chado Neto, em 3 de setembro.

O chefe do Executivo ainda informa que a intervenção po­derá aliviar o tráfego de cami­nhões que passa pelos anéis viá­rios de Ribeirão Preto, vindo pela Anhanguera (SP-330) – são dois, o Contorno Sul (Rodovia Prefei­to Antônio Duarte Nogueira, SP- 322) e o Contorno Norte (Rodo­via Alexandre Balbo, SP-328).

“Com isso, você melhora a infraestrutura viária e rodoviária da região e desafoga a infraes­trutura viária urbana, pois o anel viário se transformou em uma grande avenida, com tráfego in­tenso em nossa cidade”, comple­ta o prefeito Duarte Nogueira.

Ribeirão Preto já tem uma das maiores obras viárias do Brasil: o Trevo Waldo Adalber­to da Silveira, o “Trevão”, inau­gurado em dezembro de 2014 pelo então governador Geraldo Alckmin (PSDB), na segunda gestão de Dárcy Vera. É consi­derado o maior entroncamento viário do Brasil. Construída em 1972, a obsoleta rotatória foi substituída por oito viadutos, 20 alças de acesso e retorno, in­cluindo passarela de pedestres.

A obra foi executada pelas empresas Autovias e Vianorte, ambas pertencentes à Arteris, e que agora viraram ViaPaulista. O “Trevão” liga as pistas nos dois sentidos da Anhanguera com as rodovias Prefeito Antônio Du­arte Nogueira (SP-322, Anel Vi­ário Sul), Rodovia Antônio Ma­chado Sant’Anna, Abrão Assed (SP-333) e avenida Presidente Castelo Branco.

O “Trevão” é considerado a maior obra pública de Ribei­rão Preto, com investimentos de R$ 120 milhões. Antes, no topo do ranking estava a obra antienchentes, que havia con­sumido R$ 117 milhões dos cofres públicos – R$ 99 mi­lhões do governo federal, R$ 3 milhões do governo estadual, R$ 10 milhões da prefeitura e R$ 5 milhões da Câmara.

Postagens relacionadas

Prefeitura anuncia medidas ‘anticalor’

Redação 2

Túnel na Zona Sul amanhece fechado  

Redação 2

Mostra “Portinari Raros” apresenta mais 200 obras em Brasília

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com