Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, o prefeito Duarte Nogueira recebeu ofício da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo confirmando que atenderá ao pedido de implantar o macroanel em Ribeirão Preto para interligar as rodovias José Fregonesi (SP-328), Antônio Machado Sant’Anna (SP-251) e Mário Donegá (SP-291).
No documento, a pasta informa que já providencia, junto à Diretoria de Engenharia e à Divisão Regional de Ribeirão Preto, todas as informações preliminares necessárias para a elaboração de um projeto funcional, objetivando a implantação do macroanel. Neste estudo, será levantada a estimativa de custos e o prazo de execução.
“A implantação do macroanel de Ribeirão Preto será importante para melhorar a mobilidade urbana da cidade, já que a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta para crescimento do número de habitantes, atualmente calculado em 720.116 pessoas, 1,16% a mais sobre a última apresentada”, explica Nogueira.
Além disso, a cidade é sede de uma região metropolitana formada por mais 33 municípios e uma população de 1.755.029 habitantes, que frequenta Ribeirão Preto para trabalhar, estudar, fazer compras, se divertir ou para se consultar com médicos, dentistas, advogados, arquitetos etc.. O projeto foi apresentado ao secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, em 3 de setembro.
O chefe do Executivo ainda informa que a intervenção poderá aliviar o tráfego de caminhões que passa pelos anéis viários de Ribeirão Preto, vindo pela Anhanguera (SP-330) – são dois, o Contorno Sul (Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, SP- 322) e o Contorno Norte (Rodovia Alexandre Balbo, SP-328).
“Com isso, você melhora a infraestrutura viária e rodoviária da região e desafoga a infraestrutura viária urbana, pois o anel viário se transformou em uma grande avenida, com tráfego intenso em nossa cidade”, completa o prefeito Duarte Nogueira.
Ribeirão Preto já tem uma das maiores obras viárias do Brasil: o Trevo Waldo Adalberto da Silveira, o “Trevão”, inaugurado em dezembro de 2014 pelo então governador Geraldo Alckmin (PSDB), na segunda gestão de Dárcy Vera. É considerado o maior entroncamento viário do Brasil. Construída em 1972, a obsoleta rotatória foi substituída por oito viadutos, 20 alças de acesso e retorno, incluindo passarela de pedestres.
A obra foi executada pelas empresas Autovias e Vianorte, ambas pertencentes à Arteris, e que agora viraram ViaPaulista. O “Trevão” liga as pistas nos dois sentidos da Anhanguera com as rodovias Prefeito Antônio Duarte Nogueira (SP-322, Anel Viário Sul), Rodovia Antônio Machado Sant’Anna, Abrão Assed (SP-333) e avenida Presidente Castelo Branco.
O “Trevão” é considerado a maior obra pública de Ribeirão Preto, com investimentos de R$ 120 milhões. Antes, no topo do ranking estava a obra antienchentes, que havia consumido R$ 117 milhões dos cofres públicos – R$ 99 milhões do governo federal, R$ 3 milhões do governo estadual, R$ 10 milhões da prefeitura e R$ 5 milhões da Câmara.