O grupo Fora do sériO apresentará o filme “O Nariz” a partir deste domingo, dia 28 de novembro. O longa é resultado da execução do projeto “Fora do sériO – 30 Anos, Um Instante”, contemplado pelo ProAC Expresso Lei Aldir Blanc – Eixo Premiação, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Desde o início da pandemia, que modificou substancialmente os hábitos sociais, a área artístico-cultural precisou se reinventar consideravelmente. Pensado para ser, no início, um espetáculo de rua, “O Nariz”, do Fora do sériO, foi transmutado para a linguagem audiovisual.
Com isso, ele ganhou um estilo walking movie. “O Nariz”, traz de forma cômica um estranho acontecimento e envolve o espectador como cúmplice no desenrolar da trama. Sem simbologia, trabalhando a ideia para o absurdo pelo absurdo. A promessa é de altos risos e muita dramaturgia ao longo das 12 transmissões que serão realizadas através do canal do Youtube da Casa de Artes Multi Meios (https://www.youtube.com/user/MrJairCo).
Adaptado do conto homônimo do escritor russo Nikolai Gógol (1809 – 1852), a obra pertence à literatura fantástica e foi escrita em 1836. Nikolai Gógol considerou tornar-se ator, portanto, não é estranho que seus contos transbordem teatralidade. Destaca-se também em sua obra a comédia “O Inspetor Geral”, brilhante texto teatral.
“O Nariz”, do Fora do sériO, tem adaptação e direção de Jonas Golfeto. No elenco estão os atores e atrizes André Cruz, Isabela Graeff, Michel Mika Masson, Míriam Fontana, Renata Martelli e Thomaz Féres.
Na equipe estão Jair Correia (Produção Executiva, Direção de Arte e Edição), Sergio Alberto de Oliveira (Direção Musical), Zezé Cherubini (Figurinista), Adriana Scannavez (Direção de Produção) e Rafael Touso (Divulgador em Mídias Digitais), com realização da Casa da Arte Multi Meios.
“O Nariz” é propício para ser apresentado nos dias de hoje. Além da característica de atemporalidade que toda grande obra tem, o filme discute a presença do absurdo no contexto cotidiano. Sem nenhuma metáfora para os acontecimentos inusitados, o enredo prossegue como se fosse plausível um sujeito perder seu nariz, e também encontrá-lo andando e conversando por entre as ruas da cidade.
Além das transmissões, o projeto “Fora do sériO – 30 anos, Um Instante” oferecerá duas oficinas corporais presenciais e outras três rodas de conversa on-line com a participação de diretores, produtores, músicos e atores.
A estreia está marcada este domingo, 28 de novembro, às 19h, e até 4 de dezembro, outros 11 horários serão disponibilizados gratuitamente. Grupos que queiram estabelecer um horário específico para turma de alunos ou também inserir e divulgar o nome de suas escolas e cidades ao longo da transmissão, basta conversar com o Fora do sériO e fazer o agendamento.
Datas e horários das rodas de conversa e oficinas:
Oficina: O Corpo Narrativo do Ator
Com Isabela Graeff
Data: 4 de dezembro, das 10h às 12h
Atividade: presencial
Oficina: O Corpo do Educador – um corpo vivo, pulsante
Com Renata Martelli
Data: 4 de dezembro, das 15h às 17h
Atividade: presencial
Roda de Conversa: Dramaturgia em “O Nariz”
Com o diretor Jonas Golfeto e a atriz Miriam Fontana.
Em duas edições:
Datas: 5 de dezembro, às 17h, e 6 de dezembro, às 19h
Mais informações
[email protected]
Redes sociais:
Linktree: https://linktr.ee/foradoserio
Site oficial: www.casadaartemultimeios.com/
Canal do Youtube: www.youtube.com/user/MrJairCo
Instagram: www.instagram.com/grupoforadoserio/
Facebook: www.facebook.com/casadaarte.foradoserio