O Partido Novo lança neste sábado, 27 de novembro, em Ribeirão Preto, a pré-candidatura do deputado federal Vinicius Poit ao governo de São Paulo. O evento contará com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e lideranças locais do partido. O deputado federal foi o vencedor do processo seletivo realizado pelo partido para escolha do candidato da legenda ao Palácio dos Bandeirantes.
Vinicius Poit fez sua estreia na política em 2018, como o 12º candidato a receber mais votos na eleição para deputado federal por São Paulo, com o apoio de 207.118 eleitores. Na Câmara, atuou como relator do Marco Legal das Startups e coautor das leis de telemedicina e do governo digital.
Foi líder do Novo na Câmara e o primeiro parlamentar em primeiro mandato a assumir a coordenação da Bancada Federal Paulista, com 70 deputados e três senadores. Em Ribeirão Preto, o Novo tem um vereador, André Rodini. O evento de lançamento acontecerá no Royal Tulip JP Ribeirão Preto, às 11h30.
Além de Poit, apenas Guilherme Boulos, do PSOL, também anunciou sua pré-candidatura. Porém, entre os possíveis adversários estão políticos como Geraldo Alckmin (PSDB), Márcio França (PSB), Rodrigo Garcia (PSDB), Fernando Haddad (PT) e Arthur do Val (Patriota). A estratégia de Poit para se diferenciar dos concorrentes corre em duas vias.
A primeira é se apresentar como alternativa ao populismo demonstrado por políticos de direita e de esquerda nos últimos anos. Para o pré-candidato, os seguidos conflitos públicos entre os governos estadual e federal só geraram prejuízo ao estado de São Paulo. A segunda parte da estratégia vem sendo construída desde que Poit chegou à Câmara dos Deputados, em 2018, eleito por mais de 200 mil paulistas.