Tribuna Ribeirão
Cultura

Minaz apresenta ópera de Rossini

CLAUDIO FRATESCHI

Neste final de semana, no sábado (27) e no domingo, 28 de novembro, a Cia. Minaz vai apresentar o espetáculo “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini (1792- 1868), que integra a progra­mação da Temporada de Pri­mavera do Teatro Minaz.

A montagem da Cia. Mi­naz é em formato de ópera estúdio – um resumo ence­nado – e tem como primeiro personagem Rossini, o pró­prio compositor interpreta­do por um ator que, através do texto e de malabarismos, alinha a narrativa explorando seu lado cômico tendo como “ajudante” um personagem criado para esse espetáculo.

A história escrita por Pier­re-Augustin Caron de Be­aumarchais (1732-1799) em 1773, baseando-se nas po­pulares obras da commedia dell’arte italiana e revelando comicamente as realidades políticas e sociais da época, trata do atribulado namoro do conde Almaviva e Rosina.

O Conde “Almaviva”, que usa o pseudônimo de “Lindo­ro,” tenta conquistar o amor da bela “Rosina” tendo a ajuda do barbeiro “Fígaro”, o “faz-tudo” da cidade. O namoro é atra­palhado pelo tutor da moça “Dr. Bartolo” que tem o apoio de “Dom Basílio”, professor de música. Para levar em frente o namoro o conde fantasia-se de soldado, de mestre de mú­sica e planeja uma fuga.

O elenco é formado por so­listas e pelo coro da Cia. Minaz. O ator André Cruz interpreta Rossini. Todos são acompa­nhados por uma orquestra de câmara. A montagem da com­panhia tem duração de apro­ximadamente uma hora e 30 minutos com direção musical e adaptação do libreto realizada pela maestrina Gisele Ganade.

A direção cênica é de André Cruz, com cenários e figurinos de Renato Andra­de e produção de Ivo Rinhel D’Acol. É interpretada em português explorando os te­mas musicais mais populares da ópera de Rossini, tendo como resultado um divertido espetáculo direcionado a lei­gos, crianças e jovens.

As récitas serão às 20 horas no sábado (27) e às 19 horas no domingo (28). Na sexta­-feira, dia 26, houve uma ses­são especial e exclusiva para a comunidade surda e deficien­te auditiva de Ribeirão Preto, com intérprete em libras. A classificação etária é livre.

Os ingressos para assistir ao espetáculo “O Barbeiro de Se­vilha” são gratuitos e estão dis­poníveis no site da Cia. Minaz. A programação completa da Temporada de Primavera está disponível em www.minaz.com.br. Acompanhe a companhia também nas redes sociais.

O acesso ao teatro será autorizado apenas para quem está com o ciclo de vacina­ção completo ou mediante a apresentação de teste (PCR) negativo. O uso de máscara é obrigatório. A companhia mantém a Casa e o Teatro Minaz (260 lugares), na rua Carlos Chagas números 259 e 273, respectivamente, no Jar­dim Paulista, Zona Leste de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Dia das Crianças Infantil ‘Gulliver’ é atração no Sesi

Redação 1

Música francesa no Teatro Minaz

Redação 1

João Rock reúne 65 mil pessoas em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com