Tribuna Ribeirão
Ciência e TecnologiaEntretenimento

Vídeos acessíveis engajam mais – descubra como legendar seus conteúdos

Descubra como legendar seus conteúdos - Reprodução

Os consumidores mais assíduos de redes sociais, assim como os nossos leitores que frequentemente conferem a coluna de entretenimento que possui uma série de publicações sobre o que acontece nessas plataformas, já devem ter notado uma tendência recente, a publicação de conteúdos legendados.

Seja no Facebook, Instagram ou TikTok, os vídeos legendados estão presentes em uma extensa gama de criadores de conteúdos e isso possui uma razão clara que vai além da acessibilidade para pessoas surdas ou com baixa audição, o aumento do engajamento das publicações.

Ou seja, ainda que se trate de uma causa nobre, o real motivo do movimento ter virado uma tendência, que legenda as suas publicações consegue mais visualizações. No entanto, não há o que reclamar, visto que, independentemente do real motivo da adoção das legendas, o fato delas estarem presentes implica em um vídeo mais acessível.

Agora vamos abordar o que está proporcionado esse aumento de visualizações em vídeos legendados. O motivo por trás deste aumento de engajamento devido à presença das legendas se deve aos hábitos que as pessoas possuem ao consumir conteúdos em vídeos publicados nas redes sociais.

Devido à mobilidade proporcionada pelos smartphones, as pessoas passaram a consumir conteúdo na internet como um entretenimento durante outra atividade, seja no transporte público, durante o almoço, enquanto espera a conclusão de alguma tarefa e até mesmo no banheiro.

No entanto, quando se trata de um conteúdo consumido durante outra atividade, a presença do áudio pode incomodar ou ser indiscreto, ou seja, a preferência é o consumo de conteúdo que seja justificável sem a necessidade de ativar os alto-falantes do dispositivo.

Ainda existem outras questões envolvidas nessa tendência, como o aumento da compreensão do conteúdo, visto que um vídeo legendado conta com um entendimento simplificado, pois existe outra vertente de comunicação.

É importante ressaltar que as legendas ampliam a didática dos vídeos, mas também proporciona que o criador de conteúdo não adicione áudio a sua publicação, o que também é uma tendência recente.

Segundo um levantamento da Digidav, 85% dos vídeos no Facebook são reproduzidos sem áudio. Ou seja, legendar os seus conteúdos aumenta significativamente as chances de que a mensagem seja comunicada corretamente, mesmo sem a presença de áudio.

Logo, mesmo as pessoas mais tímidas, que não possuem tanta desenvoltura para aparecer ou falar durante as gravações, podem produzir um conteúdo para internet que é relevante e que possui um engajamento significativo.

Após toda essa explicação do motivo por trás dos vídeos com legendas proporcionarem mais engajamento é possível que você demonstre algum interesse em legendar os seus conteúdos. Felizmente, para você que não sabe como colocar legenda em video, existem soluções simples como a proposta da InVideo, que permite a utilização do recurso com poucos cliques e sem muita dor de cabeça, justamente para facilitar a vida dos inexperientes.

Agora basta você legendar as suas publicações, de modo simples e intuitivo, para ter um vídeo mais acessível e que proporcione um engajamento maior que as postagens regulares, sem a presença das legendas.

Postagens relacionadas

IA é incapaz de criar bons roteiros, mas pode ameaçar humanidade, reflete James Cameron

William Teodoro

STJ diz que gravadora não tem que devolver registros originais de João Gilberto

William Teodoro

Linha Galaxy S20 chega ao Brasil com preços a partir de R$ 5.499

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com