Os consumidores mais assíduos de redes sociais, assim como os nossos leitores que frequentemente conferem a coluna de entretenimento que possui uma série de publicações sobre o que acontece nessas plataformas, já devem ter notado uma tendência recente, a publicação de conteúdos legendados.
Seja no Facebook, Instagram ou TikTok, os vídeos legendados estão presentes em uma extensa gama de criadores de conteúdos e isso possui uma razão clara que vai além da acessibilidade para pessoas surdas ou com baixa audição, o aumento do engajamento das publicações.
Ou seja, ainda que se trate de uma causa nobre, o real motivo do movimento ter virado uma tendência, que legenda as suas publicações consegue mais visualizações. No entanto, não há o que reclamar, visto que, independentemente do real motivo da adoção das legendas, o fato delas estarem presentes implica em um vídeo mais acessível.
Agora vamos abordar o que está proporcionado esse aumento de visualizações em vídeos legendados. O motivo por trás deste aumento de engajamento devido à presença das legendas se deve aos hábitos que as pessoas possuem ao consumir conteúdos em vídeos publicados nas redes sociais.
Devido à mobilidade proporcionada pelos smartphones, as pessoas passaram a consumir conteúdo na internet como um entretenimento durante outra atividade, seja no transporte público, durante o almoço, enquanto espera a conclusão de alguma tarefa e até mesmo no banheiro.
No entanto, quando se trata de um conteúdo consumido durante outra atividade, a presença do áudio pode incomodar ou ser indiscreto, ou seja, a preferência é o consumo de conteúdo que seja justificável sem a necessidade de ativar os alto-falantes do dispositivo.
Ainda existem outras questões envolvidas nessa tendência, como o aumento da compreensão do conteúdo, visto que um vídeo legendado conta com um entendimento simplificado, pois existe outra vertente de comunicação.
É importante ressaltar que as legendas ampliam a didática dos vídeos, mas também proporciona que o criador de conteúdo não adicione áudio a sua publicação, o que também é uma tendência recente.
Segundo um levantamento da Digidav, 85% dos vídeos no Facebook são reproduzidos sem áudio. Ou seja, legendar os seus conteúdos aumenta significativamente as chances de que a mensagem seja comunicada corretamente, mesmo sem a presença de áudio.
Logo, mesmo as pessoas mais tímidas, que não possuem tanta desenvoltura para aparecer ou falar durante as gravações, podem produzir um conteúdo para internet que é relevante e que possui um engajamento significativo.
Após toda essa explicação do motivo por trás dos vídeos com legendas proporcionarem mais engajamento é possível que você demonstre algum interesse em legendar os seus conteúdos. Felizmente, para você que não sabe como colocar legenda em video, existem soluções simples como a proposta da InVideo, que permite a utilização do recurso com poucos cliques e sem muita dor de cabeça, justamente para facilitar a vida dos inexperientes.
Agora basta você legendar as suas publicações, de modo simples e intuitivo, para ter um vídeo mais acessível e que proporcione um engajamento maior que as postagens regulares, sem a presença das legendas.