O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC), começou a aplicar nesta terça-feira, 23 de novembro, nas 31 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Ribeirão Preto, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A aplicação do Saeb 2021 vai até 10 de dezembro e avaliará de forma censitária os alunos das escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e o 2º ano será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências para os alunos do 9º ano.
Ribeirão Preto tem 24.101 alunos de 1º ao 9º ano matriculados nas 31 escolas de ensino fundamental. O Saeb é um conjunto de avaliações em larga escala que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de aspectos da qualidade educacional. As provas envolvem testes cognitivos e questionários, aplicados a cada dois anos em escolas da rede pública, e em uma amostra da rede privada.
O Saeb permite que as escolas e as redes estaduais e municipais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.