Depois de duas temporadas de sucesso, sendo a última online, o espetáculo de teatro musical “Quem prospera sempre alcança” volta a se apresentar presencialmente. O terceiro ano da turnê começa por Ribeirão Preto. A montagem que mescla circo-teatro e comédia tem texto e direção de Leonardo Cortez e aborda de forma humorada empreendedorismo e planejamento financeiro.
A terceira turnê nacional do espetáculo chega a Ribeirão Preto com apresentações gratuitas, duas destinadas a alunos da rede municipal de ensino e uma para toda a população, nesta terça-feira, 23 de novembro, às 20 horas no Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico.
A peça, que aborda a determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho por conta própria, ganha novos tons com grande parte da população lançando mão da criatividade para seguir trabalhando e aborda a importância do planejamento e da organização para a concretização dos sonhos.
Principalmente dos novos empreendedores brasileiros que, até pela falta de empregos agravada pela pandemia de coronavírus, criam os seus pequenos negócios para gerar a sua renda. Em “Quem prospera sempre alcança”, Leonardo Cortez assina a dramaturgia e direção e os atores André Santos e Djair Guilherme se revezam em onze diferentes personagens.
“Quem prospera sempre alcança” é um espetáculo de rua, cuja proposta de encenação dialoga diretamente com as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. O humor é elemento de aproximação direta com o público, conquistado através de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação franca, características notórias da dramaturgia de Leonardo Cortez.
Ele é um dos autores mais importantes da atual dramaturgia paulistana e que já demonstrou o pleno domínio da estrutura dialógica e da carpintaria teatral em textos como “Amor à vista”, “Pousada Refúgio”, “Rua do medo”, “Maldito benefício” e “Sala dos professores”. O espetáculo começa com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral encarregados de montar o palco para a apresentação que será feita no local.
Eles fazem as vezes de operários e mestres de cerimônia e evocam situações sobre empreendedorismo a partir de quatro histórias. A primeira história é a da própria companhia teatral. Na segunda, duas fãs de uma dupla sertaneja decidem, no meio da fila para entrar no show, como vão gastar o dinheiro que juntaram com muito sacrifício.
Já na terceira, dois desempregados decidem empreender como vendedores ambulantes e entram em uma atrapalhada sociedade e na última, um falido dono de boteco recebe a visita de uma inusitada fada-madrinha. O musical não tem a pretensão de ser didático, mas apresenta, com muito humor, situações e ciladas que qualquer um pode se meter por conta da inexperiência nos negócios e na vida pessoal.
O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares, mas vai disponibilizar cerca de 500 poltronas. Telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo é livre.