Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Black Friday deve alavancar comércio de Ribeirão

ALFREDO RISK

Em mais uma edição da já famosa Black Friday, os consu­midores de todo o mundo ini­ciam suas compras de fim de ano e vão atrás de preços mais atrativos. Por aqui não deve ser diferente. De acordo com pro­jeção do Sindicato do Comér­cio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), é esperada alta de 17,5% nas vendas de novembro em comparação com o mesmo período de 2020.

Isso porque, essa será a pri­meira onda de vendas de fim de ano, uma vez que coincide com a primeira parcela do décimo terceiro salário. O presidente do Sincovarp e da Câmara de Diri­gentes Lojistas (CDL) de Ribei­rão Preto, Paulo César Garcia Lopes, comunicou que muitos aproveitam os descontos da Bla­ck Friday para garantir a compra de presentes de Natal pagando menos.

A Black Friday é a primeira onda de vendas de fim de ano, uma vez que coincide com a primeira parcela do décimo terceiro salário

“Nos últimos anos, a Black Friday tornou-se uma das mais importantes datas do calendário sazonal do comércio. A expecta­tiva para 2021 é positiva até por­que o comércio de Ribeirão Pre­to vem apresentando aumento de vendas por cinco meses con­secutivos”, disse Lopes.

Contudo, essa expectativa não é compartilhada pelo gestor de Comunicação e Relações Ins­titucionais da Associação Co­mercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), Carlos Ferreira. Para ele, mesmo sabendo que a Black Friday irá impulsionar as receitas de inúmeros estabeleci­mentos, a avaliação neste ano é bem pouco otimista.

“Isso ocorre, justamente pela alta nos preços e menor renda disponível para consumo, limi­tando o potencial de compra dos consumidores como um todo”, explicou Ferreira. Mas ressaltou que, apesar da alta na inflação e da redução da renda, é um mo­mento para buscar oportunida­des de compra.

Carlos ainda pontuou que os dez produtos mais buscados, segundo ranking do Buscapé, são celular e smartphone, fogão, TV, geladeira, lavadora de roupas, notebook, tênis, ar-condicionado, pneus para carros e guarda-rou­pas. A partir disso, acredita que a realidade de Ribeirão Preto não será muito diferente da nacional.

Preparativos

De acordo com o presidente do Sincovarp e da CDL de Ribeirão Preto, Paulo César Garcia Lopes, muitos aproveitam os descontos da Black Friday para garantir a compra de presentes de Natal pagando menos

Já que essa é uma data cru­cial no calendário do comércio, é importante iniciar os preparati­vos com antecedência. Segundo o presidente do Sincovarp, o co­mércio varejista tem se prepara­do para recuperar, o quanto for possível, as perdas causadas pela pandemia de covid-19. Paulo ressalta que, tradicionalmente, contrata-se temporários para o fim de ano. Porém, esse ano, o intuito é fazer com menos.

“O que observamos nesse ano é uma onda de contrata­ções menos intensa, até porque muitos lojistas estão preferindo eles mesmos irem para o aten­dimento ao cliente, para evitar despesas. Enfim, para a maioria, o objetivo é fazer mais com me­nos. Economizar no que for pos­sível para tentar entrar em 2022 com o máximo de fôlego. Mas é claro que, se houver necessida­de, vão contratar”, disse Lopes.

O Instituto de Economia Maurílio Biagi da ACIRP esti­ma que no ano de 2021 as con­tratações temporárias de fim de ano em Ribeirão Preto serão 12% maiores do que em 2020. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desem­pregados (Caged), no segundo semestre do ano passado foram admitidos 1.887 trabalhadores temporários. A previsão é de que em 2021 esse número salte para 2.113 admissões temporárias.

Para Carlos Ferreira, gestor de
Comunicação e Relações Institucionais
da Acirp, a avaliação
da Black Friday neste ano é bem
pouco otimista

Para o gestor, as empresas em Ribeirão Preto já têm se movi­mentado para contratar talentos. Muitas delas aproveitam os meses que antecedem o Natal para rea­lizar treinamentos, ajustar horá­rios e sintonizar as equipes.

“A maior oferta de vagas tem sido para cargos de vendedor, atendente, operador de caixa e re­positor de mercadorias. Com a re­tomada das atividades, espera-se que as contratações continuem crescendo e que parte dos tra­balhadores temporários sejam efetivados”, afirmou Ferreira.

Vendas online
Com o crescimento das ven­das por e-commerce e marke­tplace durante a pandemia, esse modelo de venda é algo que deve ser levado em consideração du­rante esse período de Black Fri­day. Carlos enfatiza que o comér­cio como um todo vem mudando de forma acelerada, impulsionado principalmente pela pandemia, e se adaptando de forma rápida às necessidades digitais.

“Essa tendência se traduz não só em aumento de ofertas e presença de lojas em marke­tplaces, como em adaptações do comércio local também para atender uma demanda logística das grandes redes varejistas de e-commerce, se tornando ponto de retirada e postagem de mer­cadorias. Portanto, os lojistas estão preparados para ofertar produtos de forma competitiva e também atender à demanda logística que terá aumento no período”, comentou.

No entanto, com o avanço da vacinação e a suspensão das restrições, o consumidor está voltando às lojas físicas, segundo Lopes. Ele comenta que há mui­tos produtos que só são compra­dos quando o consumidor ex­perimenta, em especial, roupas, calçados, bolsas e acessórios.

“Devemos atingir um novo ponto de equilíbrio, mas com a certeza de que o e-commerce vai ocupar um espaço um pouco maior no mix de canais de ven­das. Outro aspecto importante é a demanda que o consumidor tem para sair, se movimentar e passear. Ir às compras acaba virando um programa de entre­tenimento também”, finaliza o presidente do Sincovarp.

Cuidados na hora da compra
Apesar dessa época de Black Friday ser considerada boa para consumir por conta dos descontos, é importante se atentar com golpes e fraudes. Principalmente no meio digital. Pensando nisso, a Polícia Civil do Estado de São Paulo prepa­rou algumas dicas para auxiliar a população na hora das compras.

Aqueles que já possuem em men­te alguma aquisição específica para fazer devem com antecedên­cia acompanhar os preços médios para quando chegar a Black Friday comparar os valores dos produtos e/ou serviços para avaliar se a promoção de fato é real.

Há empresas que sobem o valor do produto antes do período de descontos e depois voltam aos preços normais, fingindo um falso desconto. E também há as que baixam de fato o valor dos produtos, mas compensam no frete, por isso é importante o alerta.

Uma boa dica é sempre comparar os valores promocionais com os de outras lojas virtuais antes de realizar a compra – existem, inclusive, sites comparadores de preço. Além disso, opte por utilizar preferencialmente o aplicativo da respectiva loja e desconfie de preços muito abaixo do mercado.

A Polícia Civil ainda alerta para que, antes de finalizar uma com­pra online, por exemplo, faça uma avaliação da reputação da loja. Outro ponto é ter cuidado ao abrir e-mails ou mensagens de promo­ções. Esses conteúdos podem conter softwares maliciosos que capturam as informações do seu dispositivo eletrônico, como dados bancários e senhas. Verifique o produto direto pelo site oficial da loja.

Na hora de pagar, confira o beneficiário do pagamento, jamais forneça senhas pessoais e prefira utilizar cartões virtuais – aqueles que são utilizados em apenas uma compra. Para isso, basta acessar o aplicativo do seu respectivo banco e seguir as orientações.

Todas essas dicas ajudam a prevenir golpes de estelionatários. Contudo, se ainda assim, você for vítima, compareça à delegacia mais próxima ou acesse a Delega­cia Eletrônica e, munido de provas, registre os fatos para que a Polícia Civil inicie as investigações.

Postagens relacionadas

Moradores reclamam de descarte irregular de lixo em terreno do Parque Ribeirão Preto

William Teodoro

K-9 localiza drogas e traficante vai preso em RP

Luque

Mais de uma nova LOJA VIRTUAL aberta por minuto

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com