Na próxima quinta-feira, 25 de novembro, celebra-se o Dia Nacional do Doador de Sangue e, como de costume, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto dedica este mês ao herói da vida real, que se dispõe a doar para salvar vidas de quem, na maioria das vezes, nem mesmo conhece. Na edição deste ano, a campanha “Novembro vem doar”, que acontece até 30 de novembro, traz o mote “Compartilhe mais: compartilhe vida, doe sangue”, e convida os doadores a repensarem sobre tudo que temos para compartilhar em vida com alguém.
Através das redes sociais, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto promove a conscientização sobre a importância do gesto da doação de sangue para quem precisa por meio de conteúdos informativos sobre o tema. “O foco central da mensagem é a de que temos muito a compartilhar com as pessoas, muito mais do que coisas, a doação de sangue é uma forma de compartilhar vida e multiplicar momentos”, explica Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue.
Como um gesto de gratidão, os doadores estão sendo contemplados, até 30 de novembro, com um mimo – um fone de ouvido – “para retribuir toda a esperança e amor que esses heróis anônimos levam a quem tanto precisa”, conclui Eli Mendes, ressaltando que todos são convidados a compartilhar a ação em suas redes sociais utilizando a #CompartilheMais, ampliando assim a propagação desta corrente do bem.
A unidade atende a cinco hospitais entre públicos e privados em Ribeirão Preto. O Banco de Sangue de Ribeirão Preto segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a covid-19 e mantém boas práticas preventivas para o enfrentamento ao coronavírus.
Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.
Na hora da doação, deve apresentar um documento oficial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e etc – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.
O Banco de Sangue de Ribeirão Preto fica na rua Quintino Bocaiúva nº 975, no Centro, a apenas 50 metros do antigo endereço. O novo local dispõe de uma infraestrutura ampla, em um espaço exclusivo, fora de um ambiente hospitalar, para acolher o doador de sangue com o mesmo carinho, agilidade e atenção, atendendo de segunda a sábado, das sete às 18 horas.