Tribuna Ribeirão
Educação

Saeb começa dia 22 para a rede estadual

FL PITON/ARQUIVO

A partir desta segunda­-feira, 22 de novembro, os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio da rede estadual de São Paulo participam de mais uma edi­ção do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova, que ocorre a cada dois anos, será aplicada até 10 de dezembro, conforme agendamento prévio realiza­do pela Fundação Cesgranrio com cada unidade escolar.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pes­quisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb, atra­vés de questões objetivas e um questionário socioeconô­mico, avalia conhecimentos nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática para diagnosticar a qualidade da educação oferecida pelas escolas e as redes de ensino de todo o Brasil.

A partir desses resultados, é gerado o Índice de Desem­penho da Educação Básica (Ideb), que varia de 0 a 10, considerando a taxa de fluxo escolar (aprovação) e as mé­dias de desempenho no Saeb. Para que as escolas tenham os resultados publicados no Ideb, é necessário que pelo menos 80% dos alunos, declarados no Censo de Educação Básica 2021, realizem a prova.

Atualmente, somando os três anos envolvidos na avalia­ção, são mais de 800 mil estu­dantes matriculados na rede estadual. O secretário da Edu­cação do Estado, Rossieli Soa­res, ressalta que a avaliação con­tribui para aprimorar políticas educacionais, além de fortalecer, com base em evidências, ações pedagógicas para a garantia da aprendizagem.

Neste ano, assim como na edição de 2019, uma amostra de estudantes do 2º e 9º anos do ensino fundamental tam­bém será avaliada em Língua Portuguesa e Matemática, e Ciências da Natureza e Ciên­cias Humanas, respectivamen­te. A amostra, de acordo com a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria da Educação do Es­tado de São Paulo (Seduc-SP), atua na construção de escalas de proficiência mais abrangen­tes e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Pela primeira vez, a fórmu­la de cálculo da Bonificação por Resultados adotada pela Seduc-SP vai considerar o Ideb, o principal indicador de qualidade da educação básica do país. Até 2019, o Índice de Desenvolvimento da Educa­ção do Estado de São Paulo (Idesp) era utilizado. Além do Ideb, o nível socioeconômico da escola será considerado.

Em 2019, a rede de São Paulo cresceu em todas as eta­pas do Ideb, liderando nacio­nalmente entre os Anos Ini­ciais, com 6,7 pontos, e Anos Finais, com 5,5. Na rede esta­dual, o maior desempenho foi notado no ensino médio, que saltou de 3,8, em 2017, para 4,3, em 2019, registrando o maior crescimento da história das escolas estaduais neste ci­clo de ensino. A edição contou com a participação de, aproxi­madamente, 627 mil estudan­tes, sendo 120 mil do 5º ano, 277,2 mil do 9º ano e 229,6 mil da 3º série.

Postagens relacionadas

MEC disponibiliza lista de espera do Prouni

William Teodoro

Prouni 2023: inscrições começam nesta terça-feira; veja como participar

William Teodoro

Agência Brasil explica o que é febre maculosa e quais os sintomas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com