Tribuna Ribeirão
Justiça

STF derruba desconto linear em mensalidade

ROSINEI COUTINHO/SCO-STF

O Supremo Tribunal Fe­deral (STF) decidiu derrubar decisões judiciais que conce­deram descontos lineares nas mensalidades de faculdades durante a pandemia de co­vid-19. Por nove votos a um, a Corte seguiu voto proferi­do pela relatora, ministra Rosa Weber, que se manifes­tou pela inconstitucionalida­de das decisões.

A decisão saiu nesta quin­ta-feira, 18 de novembro. Para a ministra, as medidas foram tomadas de forma line­ar em todos os contratos, sem avaliar os efeitos econômicos para ambas as partes e o caso específico de cada aluno, fe­rindo os princípios consti­tucionais da livre iniciativa e da isonomia. Pela decisão, os descontos podem ser judicia­lizados ou discutidos entre alunos e as faculdades.

Porém, devem levar em conta diversos pontos, entre eles, as características do curso, carga horária, formas de ava­liação, custos de transposição para aulas remotas, além da condição econômica dos estu­dantes. A Corte julgou ações protocoladas pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e pela Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup).

As entidades alegam que foi retirado das escolas priva­das o poder de negociar com os pais ou alunos individu­almente os atrasos no paga­mento, beneficiando quem não teve a renda afetada. De­vido aos efeitos econômicos provocados pela pandemia, pais e alunos passaram a co­brar a redução do valor das mensalidades diante das difi­culdades de pagamento, proi­bição de aulas presenciais e adoção de aulas virtuais.

Com a falta de consenso, o Judiciário foi acionado, e diversos juízes obrigaram a redução das cobranças em cerca de 30% e 50%. Ribei­rão Preto tem vários centros universitários privados que concentram faculdades de diversos cursos, como o Uni­SEB, Estácio, Moura Lacerda, Barão de Mauá, Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Universidade Paulista (Unip), Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap), Faculdade Anhanguera, entre outros.

Postagens relacionadas

Defesa nega participação de Thaméa em pedido de impeachment de Gilmar

Redação 1

Queiroz deve depor sobre suposto vazamento de operação

Redação 1

Mais 70 golpistas viram réus

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com