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CDHU alerta para ação de golpistas

DIVULGAÇÃO

A Companhia de Desen­volvimento Habitacional e Ur­bano (CDHU), empresa vin­culada à Secretaria de Estado da Habitação, alerta para um novo golpe praticado por este­lionatários que usam o nome de escritórios de advocacia. Nas cartas enviadas para a casa dos mutuários, são oferecidas falsas propostas de acordo com descontos para regulari­zação da dívida.

No texto, é indicado tam­bém um número de WhatsApp e um e-mail para o mutuário dar sequência à negociação fraudulenta. As cartas usam nomes de escritórios de ad­vocacia, existentes ou não, e, inclusive, um deles é creden­ciado pela CDHU.

O objetivo é ludibriar o mu­tuário, dando a falsa impressão de se tratar de correspondên­cia oficial da companhia. No boleto enviado aos mutuários, a companhia aparece como beneficiária, mas ao digitar o código de barras aparece o nome de outra pessoa.

A orientação da CDHU para o mutuário é desconsi­derar essas cartas e registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia (presen­cialmente ou pela internet) por estelionato ou tentati­va de estelionato. O mutu­ário também é orientado a denunciar seu recebimento para a companhia por meio de seus canais oficiais.

São eles o site da CDHU (acessar o menu no lado es­querdo, clicar em Contato e Localização e depois em Ouvidoria/Denúncias; pelo Alô CDHU 0800 000 2348 ou pelo e-mail fraudesdeboletos@ cdhu.sp.gov.br e anexar, car­tas, boletos recebidos, print de conversas e o BO, independen­temente de ter sido efetuado ou não um pagamento.

Alertas
Outra modalidade de gol­pe usa o aplicativo de mensa­gens WhatsApp para oferecer falsas negociações financei­ras. Por isso, a CDHU reforça ao mutuário que não negocia nem envia boletos por What­sApp e nem qualquer tipo de depósito ou transferência bancária ou Pix para paga­mento de boletos ou quitação de débitos.

Seus boletos são emitidos apenas pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, cujos códigos de barras ini­ciam com 104 ou 001. Outra orientação é conferir sempre o nome do beneficiário do boleto que chega ao mutuá­rio. Se foi emitido pela CDHU sempre terá o nome da com­panhia como beneficiário e o Cadastro Nacional de Pes­soa Jurídica (CNPJ) número 47.865.597/0001-09,
pois a companhia não emite boleto em nome de pessoas físicas ou CNPJ diferente do informado.

Os endereços de e-mail oficiais da CDHU terminam sempre com @cdhu.sp.gov.br ou @apoiocdhu.sp.gov.br. A empresa não usa e-mail públi­co (gmail, hotmail, ig e outros). Em caso de dúvida, consulte apenas os canais oficiais, como o site CDHU ou ligue para o Alô CDHU: 0800 000 2348, que está operando regularmente.

Para consultas presenciais, o mutuário pode procurar um dos postos do Poupatempo, onde o atendimento está fun­cionando normalmente, ou agendando um atendimento nos escritórios regionais da companhia. A CDHU comu­nica que está tomando todas as providências administrativas e judiciais necessárias para coi­bir a ação destes golpistas.

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