A Honda revelou que está testando a segunda geração do seu AWV — um robô e veículo autônomo de trabalho — em uma fábrica de painéis solares, no Novo México, Estados Unidos.
O carro elétrico, desenvolvido em uma parceria entre a montadora japonesa e a empresa de engenharia Black & Veatch, é designado para ambientes industriais pesados e pode andar sozinho ou ser pilotado remotamente, até mesmo em trechos off-road.
Na inauguração, diversos AWVs estavam em operação, em funções de reboque de trailers, transporte de água, suprimentos e outros materiais de construção por uma área de aproximadamente 4 mil quilômetros quadrados.
Se isso tudo parece muita areia para o caminhãozinho deste irmão distante do Wall-E, bem, pense duas vezes: o AWV possui força suficiente para rebocar até 750 kg e transportar quase 400 kg.
Protótipo de veículo autônomo navega com LiDAR e mapeamento digital
Para estabelecer uma rota precisa para o veículo autônomo de trabalho, a Honda fez um escaneamento em larga escala da área de construção, permitindo que os engenheiros criassem os pontos de navegação para cada um dos AWVs.
Para fazer a distinção entre estes pontos, o robô utiliza uma gama de sensores LiDAR, GPS e radar, além de câmeras externas para os momentos de pilotagem remota. Segundo a Honda, no momento o veículo possui alcance de até 45 km, e consegue rodar até oito horas com carga única.
No momento, os AVWs estão em fase de protótipo, colhendo dados de performance antes de receberem encaminhamento para o mercado. A Honda ainda não anunciou planos de comercialização do seu veículo autônomo de trabalho.
Via Olhardigital