O Botafogo deixou escapar o título da Copa Paulista. Mesmo com boa vantagem, o Pantera conseguiu perder para o São Bernardo com o placar de 2 a 0 no tempo normal e nas penalidades, o Bernô venceu por 5 a 4, em duelo realizado na manhã deste domingo (14), no estádio Primeiro de Maio, e ficou com o título da competição. Rodrigo Souza e Gustavo Ramos marcaram no tempo regulamentar.
Com ótima vantagem, podendo perder até por um gol de diferença, o Botafogo fez um jogo ruim, medroso, e foi sufocado pelo São Bernardo durante praticamente toda a partida.
Sem demonstrar força ofensiva, o preço a se pagar foi alto e o Pantera desperdiçou mais uma vez a chance de conquistar um título inédito. De alento fica a vaga na Copa do Brasil, competição que o Tricolor não disputava há mais de 20 anos. Como Bernô optou por jogar a Série D do Campeonato Brasileiro, a vaga para a Copa do Brasil fica para o Botafogo.
O Jogo
O jogo no estádio Primeiro de Maio começou a topo vapor. Precisando do resultado, o São Bernardo foi para cima e abriu o placar antes do primeiro minuto. Aos 50 segundos, após jogada pelo lado direito, a bola chegou para Cesinha, que cruzou na área. Demonstrando oportunismo, Rodrigo Souza girou em cima da marcação e colocou a bola no fundo na rede.
O Pantera respondeu aos 2 minutos. Martineli avançou pelo lado esquerdo, entrou na área e bateu forte de perna canhota. Bem posicionado, Júnior Oliveira fez ótima defesa.
O Bernô seguiu melhor e chegou com perigo novamente aos seis minutos. Eduardo Diniz achou Vitinho na entrada da área. O meio-campista bateu firme, mas mandou por cima do gol.
Passados os minutos iniciais frenéticos, o jogo ficou equilibrado. Ainda em vantagem, o Botafogo manteve suas linhas baixas com a proposta de segurar a pressão do São Bernardo.
O Bernô, por sua vez, continuou tentando pressionar e encurralar o Tricolor no campo de defesa.
A melhor chance do Botafogo na partida veio somente aos 37 minutos. Bruno Michel levou até o fundo e cruzou na área. A bola passou por todo mundo e sobrou para Caetano completar. De forma providencial, Rodrigo Souza fez o corte e evitou o gol de empate.
Dois minutos depois, o goleiro Igor Bohn quase entregou o segundo gol para o Bernô. Ao tentar sair jogando, o goleiro botafoguense chutou em cima de João Carlos. Caprichosamente a bola passou raspando a trave.
Na volta do intervalo, Samuel Dias deixou o Botafogo mais defensivo. Ariel foi sacado e Djalma entrou na partida.
A alteração trouxe o Pantera ainda mais para o campo defensivo e o São Bernardo fez o segundo aos 2 minutos. Após lançado longo, João Carlos desviou de cabeça e a bola sobrou limpa para Gustavo Ramos, que bateu firme e aumentou o placar.
Tentando recolocar o Botafogo no jogo, Samuel Dias mexeu na equipe. Martineli e Caetano foram sacados para as entradas de Pará e Rafael Marques.
O Botafogo quase diminuiu o placar aos 25 minutos. Bruno Michel fez grande jogada na ponta esquerda e cruzou na área, na cabeça de Djalma. Ele testou firme, mas a bola passou raspando a trave.
Confortável com o placar, o São Bernardo recuou e deu mais espaços para o Botafogo. Porém, sem muito poder ofensivo, o Botafogo não conseguiu buscar o gol e a partida terminou com a vitória do Bernô. Pênaltis no estádio Primeiro de Maio.
Nas cobranças de pênaltis, Emerson e John Everson perderam para o Botafogo e o São Bernardo ficou com o título ao vencer por 5 a 4.