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Festuris 21 apresenta tendências para o turismo

RICARDO QUEIROZ

Jarbas Cunha

Terminou no último dia 6 – somando mais de 10 mil reuniões agendadas e mais de 8 mil inscritos – mais uma edi­ção histórica do Festuris– Fes­tival de Turismo de Gramado, a 33ª edição da que é conside­rada a maior feira de negócios de turismo da América Latina. O evento foi criado por Marta Rossi e Silvia Zorzanello (fale­cida em julho de 2010). Com os corredores movimentados, alegria e emoção nos rostos dos participantes e expositores e muitos negócios realizados a organização do evento apon­tou um crescimento, em rela­ção a 2020, de 64%.

Visitantes percorrem os estandes representativos de cidades, estados brasileiros e países

Na coletiva de impren­sa, ocorrida no final da tarde do dia 6, foram apresentados os números desta 33ª edição, bem como divulgadas novi­dades para 2022. Os CEOs do evento, Marta Rossi e Eduar­do Zorzanello (filho e herdei­ro de Silvia) comandaram o encontro avaliando que, ape­sar das dificuldades ensejadas pela pandemia, o Festival In­ternacional superou, em mui­to, todas as expectativas. Em um espaço de 22 mil metros quadrados foram mostradas as tendências para o turismo no próximo ano, com 1700 marcas expostas, 210 estan­des, 15 destinos internacio­nais representados, além de outras marcas do exterior.

“Saímos desta edição mui­to seguros de que o turismo está retomando com força total e, certamente, em não mais de 5 anos, seremos uma das economias mais fortes do mundo”, afirmou Rossi.

Para Zorzanello, o encerra­mento ocorreu em clima de alto astral e de renovação. Aprovei­tou o momento para valorizar o apoio da Semearhis, startup de inclusão social. “Traduzimos a inclusão, a sustentabilidade, a di­versidade, tudo isso faz parte do novo mundo e, cada vez mais, o Festuris quer caminhar com esse viés mais humano”, apontou o empresário.

Argentina
A exemplo de feiras de turismo como Fitur, WTM e ITB que sempre buscam um país convidado para seus eventos, o Festuris, em 2022, além de ter Gramado – cida­de anfitriã e Rio Grande do Sul – estado anfitrião, teve como país convidado a Ar­gentina. “Um país que nos acompanha há tanto tempo, nosso vizinho, o responsável pelo maior número de turis­tas estrangeiros para o Brasil; chegou a nossa vez de dar essa contrapartida”, reforçou Zorzanello.

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello relatam o sucesso da Festuris 2021

Marta Rossi complemen­tou o convite lembrando da segunda edição do Festuris, quando ela e Silvia Zorzanello, começaram a visitar feiras in­ternacionais para buscarem inspirações e divulgarem o evento. “O Rio Grande do Sul não existia para a Europa; o estado foi reposicionado no mapa a partir do Festuris. Nós vendíamos através da Argen­tina; nada mais justo ter ela como primeiro país convidado do nosso Festuris”, frisou.

O secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inpro­tur), Ricardo Sosa, na ocasião, relatou a importância dessa par­ceria. “Estamos muito conten­tes de poder ser o primeiro país convidado da história do Festu­ris. Gramado e Rio Grande do Sul possuem identidades únicas, creio que somos sócios estratégi­cos e essa parceria é muito bem­-vinda. Há uma grande conexão entre esta cidade e o nosso país, e o Brasil é um importante emissor de turistas à Argentina”, finalizou.

Violeiros goianos dando show no encerramento da feira

Representando a cidade anfitriã do Festuris, o prefei­to de Gramado, Nestor Tissot avaliou o legado do evento, salientando sua alta credibili­dade e o impacto econômico que trouxe para o município, gerando empregos e negó­cios. Também participou da coletiva de encerramento a secretária de Turismo e pre­sidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk e a presidente da Abav-RS Lúcia Bentz.

De 3 a 6 de novembro
Conforme Zorzanello e Rossi, a data do Festuris de 2022 será, a princípio, de 3 a 6 de novembro. Esse período, no entanto, poderá ser alterado em função do calendário de feiras de turismo internacional.

O Festuris 2021 teve o patrocínio do Ministério do Turismo, CNC, Latam, Cor­san, Sulgás, Sebrae e apoio do BRDE e Embratur, tendo como transportadores ofi­ciais a Azul e a Gol.

Fortalecimento
Criar um ambiente favo­rável para as empresas do tra­de turístico, fortalecer e posi­cionar as marcas no mercado, reativar a geração de negócios e provocar um aumento no número de viajantes. Esses são objetivos comuns entre a grande maioria dos destinos que esteveram presentes nes­ta edição do Festuris, sejam eles países, municípios, esta­dos, roteiros ou associações.

Argentina, Uruguai e Bra­sil estiveram representando a América do Sul, um dos con­tinentes que mais sofreu com a crise sanitária e econômica. Portugal, Itália e Mônaco vie­ram da Europa buscando atrair mais visitantes para o Velho Continente. Israel e Tailândia representaram a riqueza mile­nar da Ásia. Os Estados Uni­dos tiveram Paradise Coast, San Francisco e Flórida repre­sentando a América do Norte. Seychelles, arquipélago na cos­ta do continente africano, tam­bém esteve presente.

Estados de todas as regiões do Brasil marcaram presença. Entre eles, 16 estiveram com estande próprio: Rio Grande do Sul, San­ta Catarina, São Paulo, Rio de Ja­neiro, Espírito Santo, Mato Gros­so do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas.

Hotel de Chocolate e “Bregão de Dois” são destaques
Dois destaques chamaram a atenção dos jornalistas e participantes da Festuris 2021: o anúncio da construção do Chocotel que terá, conforme o próprio nome indica, o chocolate como protagonista e a presença, pela primeira vez, do município paraense de Parauapebas lançando o “Bregão de Dois”.

O prefeito de Parauapebas Darci e “chef” Arturo apresentam para a hoteleira Mariah Rossi e o jornalista Jarbas Cunha a iguaria lançada no Festuris 2021

Segundo a empresária Daniela Galassini (idealizadora, ao lado do marido, Daniel Rodolfo), o empreendimento hoteleiro terá 5 atrações de destaque, sendo um palco onde o protagonista que dará todo o show será o chocolate.

O Chocotel Gramado – 1º hotel temático do chocolate no Brasil – propõe-se a oferecer uma experiência completa ao visitante, unindo hotelaria, gastronomia, eventos e bem-estar onde marcas nacio­nais e internacionais de chocolate estarão presentes a cada nova temporada. “Por isso, quem visitar o Chocotel Gramado mais de uma vez sempre irá encontrar novidades”, afirmou ela, sublinhando as cinco principais atrações: Hospedagem – Suítes temáticas nas quais os hóspedes terão experiências únicas a cada hospedagem; Gas­tronomia -além de um café da manhã temático para começar o dia com alegria e sabor, o Chocotel Gramado terá um restaurante onde chefs convidados apresentarão o melhor da gastronomia nacional e internacional; ChocoSpa – uma área de terapias de relaxamento e beleza com todos os benefícios que o cacau pode proporcionar à saúde, além de uma linha completa de produtos desenvolvidos com exclusividade para a marca; Eventos – o empreendimento também irá contar com uma área voltada aos eventos sociais e corporativos que poderão ser agendados o ano todo; e a Fábrica de chocolate – cha­mada de Fantástica Fábrica de Chocolate, este espaço irá conduzir o visitante a um tour pelo universo do chocolate oferecendo muitas surpresas.

Essa opção em hotelaria – com inauguração prevista para dezembro de 2022 – conta com um investimento superior a R$ 40 milhões e terá 7 mil metros quadrados, contemplando 118 apartamentos.

“Bregão de Dois”
O “Bregão de Dois”, atraindo grandes filas no estande de Parauape­bas, foi uma criação do “chef” Arturo Adolpho Baez Mateus (proprie­tário de um restaurante naquela cidade de porte médio, tendo pouco mais de 200 mil habitantes) lançada, com exclusividade na Festuris.

O próprio prefeito de Parauapebas, Darci Lermen – acompanhado por assessores e pela esposa – atendia, pessoalmente, os visitantes daquele espaço e explicava o “Bregão de Dois” como uma versão parauapebense do popular baião de dois tendo como ingredientes: arroz, feijão manteiguinha de Santarém, queijo coalho de búfala, jambu, tucupi, castanha do Pará e camarão (todos paraenses).

Quem ficou encantada com a qualidade e o sabor do prato foi Mariah Rossi (cunhada de Marta Rossi e administradora, ao lado do marido, João Batista Rossi, da “Pousada Vovó Carolina”, um dos pontos altos da hotelaria gramadense). Assim como Mariah, muitos outros não resistiram em enfrentar longas filas apenas para degustar o petisco criado com tanto esmero pelo “chef” Arturo.

Para uma cidade do interior participando, pela primeira vez, de uma feira do porte da Festuris, o lançamento do “Bregão de Dois” foi um grande feito. Tanto que o prefeito já se empenha em criar eventos a exemplo do “Rock in Roça”, programado para os próximos dias 4 e 5 de dezembro que confere, a Parauapebas, o título de “A capital paraense do Rock”, tendo entre suas atrações o “Biquini Cavadão”.

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