Tribuna Ribeirão
Artigos

Cuide bem da sua pressão – parte 01

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença sistêmi­ca, isto é, afeta o corpo inteiro da pessoa. E o que é pior: ela não apresenta sintomas ou sinais. E por isso, a pessoa hipertensa às vezes fica anos e anos com a doença e simplesmente não sabe se tem pressão alta ou não, por que não sente nada. Para uma pessoa saber se tem pressão alta ou não é preciso que ela meça a pressão no consultório médico, posto de saúde ou hospital.

Medida a pressão, se o resultado obtido estiver acima de 140 por 90 significa que a pessoa está com pressão alta. Mas é preciso ressaltar que o valor da pressão sofre variação no decorrer do dia, devido ao estresse, à atividade física, preocupação, local da medida da pressão, etc. Assim, o local ideal para a medida da pressão deve ser tranquilo, com a pessoa sentada, sem preocupação e desse modo, o valor da pressão fica sendo mais confiável.

Devemos lembrar que o valor normal da pressão não é um ponto fixo. Desse modo, uma pessoa está com a pressão normal, se ela estiver dentro do intervalo de 100 por 60 até 140 por 90, sendo que os valores maiores e menores são comumente definidos como a pressão máxima e mínima.

Dentro desse intervalo existe um ponto que é chamado ponto ótimo, é quando a pressão marca 12 por 8. Mas, não se preocu­pe: não há problema algum se a sua pressão estiver em qualquer valor dentro do intervalo definido como a normalidade.

O número de brasileiros com pressão alta é muito grande e aumenta com a idade. E dessa população de hipertensos, uma porcentagem muito grande simplesmente não sabe que tem pres­são alta e, claro, não faz uso de qualquer medicamento.

A hipertensão arterial causa danos consideráveis nos diversos órgãos do corpo, mas principalmente nos chamados órgãos-alvo, que são: o coração, os rins, o cérebro e a retina, além de todo o sistema vascular. Se a pressão alta não for tratada corretamente as consequências são dramáticas nesses órgãos.

No coração pode causar o IAM (Infarto Agudo do Mio­cárdio), que é uma doença grave e responsável por um grande número de mortes. Já as lesões causadas pela pressão alta nas artérias do cérebro são responsáveis por uma doença também muito grave chamada AVC (Acidente Vascular Cerebral) em suas diversas formas. O AVC é responsável por um grande número de mortes e incapacitações diversas.

Dependendo do território cerebral comprometido a pessoa pode ficar paralítica ou até sem poder falar. Com relação ao AVC, este pode ocorrer devido à falta de oxigênio e nutrientes para o cérebro chamado de AVC isquêmico. Mas, se for decor­rente da ruptura de alguns vasos cerebrais, o que é uma forma bem mais grave, aí tem o nome de AVC hemorrágico.

Quando a pressão alta afeta os rins faz com que com o tempo eles vão diminuindo a sua capacidade de funcionamento até que eles não conseguem mais desempenhar as suas funções e a pessoa precisa fazer diálise ou transplante.

Outro órgão-alvo que pode também ser comprometido pela pressão alta é a retina, que é a parte do olho responsável pela visão. Nesse caso a pessoa pode até ficar cega. Tudo isso em decorrência dessa doença chamada pressão alta e que a pessoa ou não sabe que tem a doença, ou faz tratamento inadequado e ineficaz. E como saber se a pessoa tem ou não pressão alta? Só fazendo uma consulta médica.

E esses aparelhos de pressão vendidos no comércio? Tam­bém são úteis para a pessoa medir, mas em seguida marcar uma consulta médica. Em resumo, o que significa cuidar bem da sua pressão: significa fazer uma consulta médica pelo menos uma vez por ano mesmo que a pessoa não esteja sentindo nada. E isso em qualquer fase da vida.

Muita gente acredita que a pressão alta é uma doença da pessoa idosa. Mas isso é um equívoco. É claro que a prevalência é muito maior nos idosos, mas pode se manifestar em qualquer fase da vida, até nas crianças e adolescentes. (Continua na próxima semana)

Postagens relacionadas

Já separei a minha gelada pra comemorar! 

William Teodoro

Desenvolvimento ou inchaço?

Redação 1

O Segredo! 

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com