As repartições públicas da prefeitura de Ribeirão Preto fecham às 18 horas desta sexta-feira, 12 de novembro, e só vão reabrir na terça-feira (16) por causa do feriado do Dia da Proclamação da República, celebrado na segunda-feira (15). Os serviços essenciais serão mantidos e alguns órgãos públicos municipais terão os horários de funcionamento alterados.
A Unidade Básica e Distrital de Saúde Doutor Marco Antônio Sahão (UBDS Sul, na Vila Virgínia, rua Franco da Rocha nº 1.270) e as Unidades de Pronto Atendimento Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, avenida Treze de Maio nº 353, Jardim Paulista), Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simioni, avenida General Euclides de Figueiredo nº 295 ) e Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, no Sumarezinho, rua Teresina nº 678) vão atender 24 horas.
A Unidade Básica e Distrital de Saúde Doutor João Baptista Quartin, a UBDS ou Pronto Socorro Central, na avenida Jerônimo Gonçalves nº 466, na Baixada, no Centro Velho de Ribeirão Preto, agora não atende mais casos de urgência e emergência (pronto-atendimento) e trabalha em horário reduzido porque será transformada em Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
A Comissão Municipal de Defesa Civil atenderá em regime plantão 24 horas e só deve ser acionada em casos de enchentes, calamidades públicas ou desabamentos, pelo telefone 199. A coleta de lixo funcionará normalmente durante o feriado.
O posto do Poupatempo no Novo Shopping e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) fecham no feriado. O Departamento de Água e Esgotos (Daerp) atenderá os chamados emergenciais pelo telefone 0800-1150115.
Atende 24 horas, mas no feriadão apenas para desobstrução de redes e consertos de vazamentos, e também terá plantões para emergências. Os bancos fecham nesta sexta-feira e voltam a atender na terça-feira. O Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) não funcionará no feriado. O transporte coletivo urbano vai manter o horário normal.
Comércio
Com base nas informações dos últimos feriados, divulgadas por Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-RP), neste sábado (13) o comércio tradicional de rua deverá permanecer aberto das nove às 15 horas e o dos quatro shopping centers, das dez às 22 horas, sem limite de público. O funcionamento do comércio em geral é vedado no domingo (14) e nos centros de compras pode funcionar das 14 às 20 horas.
Na segunda-feira (15), feriado da Proclamação da República, a abertura será facultativa das nove às 18 horas. Nos shoppings, vai das 14 às 20 horas, de acordo com as convenções do trabalho. Em todos os casos, é importante observar os protocolos de combate e prevenção à covid-19, determinados pelo Plano São Paulo, como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento mínimo de um metro.