A Farizon Auto, subdivisão de veículos da chinesa Zheijiang Geely, anunciou o seu primeiro caminhão elétrico para a próxima geração de transportes do setor, o Homtruck. Construído em uma estrutura semi-modular, a montadora promete que o automóvel seja um dos veículos comerciais “mais avançados e limpos nas estradas” em 2024.
A proposta do Homtruck, que se adequa a diversos trens de força limpos, como híbrido à metanol e elétrico, é competir com o Tesla Semi, em uma variedade de funções. A Farizon Auto também quer fazer baterias destacáveis para os caminhões elétricos.
A montadora ainda não revelou nenhuma configuração prevista para o automóvel, mas afirma que ele terá tecnologias inovadoras em trens de força. O foco do Homtruck também será na segurança de motorista e de pedestres.
Um caminhão elétrico pensado na logística
No momento, apenas imagens de conceito do Homtruck estão disponíveis, mas a Geely já deixa claro que a proposta do caminhão elétrico é atender diversas dificuldades do setor de logística.
A Farizon Auto está desenvolvendo hardwares e softwares específicos para o caminhão que, por exemplo, se conectem à big data da empresa de transporte para determinar rotas melhores para cada viagem. Os sistemas também receberão atualizações Over-the-Air (OTA) em regiões com 5G, e poderão se comunicar com outros caminhões.
Outro desafio da vida na estrada é oferecer um ambiente salubre para os motoristas, que percorrem, muitas vezes, longas distâncias em rodovias. A cabine possui espaço com cama, cozinha equipada, banheiro com chuveiro e sanitário, e até uma máquina de lavar.
Via Olhardigital