Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Aplicativo do Google melhora comunicação para pessoas com deficiência de fala

O Google anunciou um novo aplicativo Android chamado Project Relate, que pretende ajudar as pessoas com deficiência de fala a se comunicarem com mais facilidade com outras pessoas e com a ferramenta.  Isso por conta da falta de acessibilidade, em que essas pessoas estão lutado para serem compreendidas não apenas por outras pessoas, mas também pela tecnologia baseada na voz.

Por mais que algumas empresas tenham começado a fazer seus produtos funcionarem melhor para esse público, os serviços mais comuns ainda falham. O Google quer mudar esse cenário e deixar o mercado mais inclusivo, melhorando o uso da tecnologia para todos.

A gerente de produto do Google Research. Julie Cattiau disse em um vídeo que “o reconhecimento de fala padrão nem sempre funciona bem para pessoas com fala atípica porque os algoritmos não foram treinados em amostras de sua fala.”

Com isso, o Project Relate usaria modelos personalizados nos padrões de fala de cada usuário individual. Então, quando alguém inicia o aplicativo pela primeira vez, o sistema pede para repetir algumas frases para criar um modelo básico e entender melhor a maneira como fala.

Um telefone mostrando a tela de início do aplicativo Project Relate do Google na mão de uma pessoa.
Imagem: Google

Logo depois, o app pode fazer três coisas: transcrever a fala do usuário em texto para ele copiar e colar ou mostrar para as pessoas, ler o que o usuário disse em uma voz sintetizada e se comunicar com o Google Assistente.

Além disso, o aplicativo ainda está sendo testado, tanto que a empresa disse que receberá de volta candidatos para posições de teste beta “nos próximos meses”. Inclusive, este é um primeiro passo muito importante para melhorar o reconhecimento de fala para pessoas com fala atípica, deixando tudo mais inclusivo.

Fonte: Engadget

Postagens relacionadas

Novo algoritmo do Google Translator otimiza versão offline da tradução

Redação 1

Microscópio com laser tira foto de elétrons em materiais cristalinos

Redação 1

Tim Cook acumulou renda de US$ 701 milhões desde que se tornou CEO da Apple

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com