Tribuna Ribeirão
Geral

Olhos de Águia na mira da Câmara

ALFREDO RISK/ARQUIVO

Marcos Papa (Cidadania), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara de Vereadores, está cobrando explicações da pre­feitura de Ribeirão Preto sobre a inoperância do sistema de monitoramento por câmeras na região Central da cidade.

Por meio de requerimento, aprovado na sessão do Legis­lativo da última quinta-feira, 4 de novembro, o parlamentar questionou a desativação do Programa Olhos de Águia e cobrou ações urgentes para a retomada do monitoramento. Em 29 de outubro, a Associa­ção Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e os seus 5.600 associados lança­ram um manifesto.

A entidade e seus asso­ciados cobram reforço da segurança pública na região do Centro da cidade, que em dezembro costuma receber cerca de um milhão de pes­soas por dia devido ao Natal. Antes tem a Black Friday, em 26 de novembro.

“A prefeitura está sendo in­competente em não atender a população nesta questão de se­gurança que é tão importante para todos. Em véspera de elei­ção, o prefeito prometeu insta­lar um sistema mais moderno, mas cadê? Três anos é muito tempo para se resolver uma questão tão simples”, diz Papa.

“O caixa da prefeitura está no azul, não faltam recursos para investir e o povo está desatendido. Esse é um caso que ilustra muito bem a au­sência do prefeito no dia a dia da cidade, com o pé na rua, é isso que está faltando”, critica o parlamentar.

O programa de monitora­mento Olhos de Águia, uma parceria da prefeitura com a Acirp, foi criado em 2007 e desativado em 2018 pela atual administração munici­pal para implementação do Guardiões da Cidade que, segundo o governo, terá câ­meras mais modernas, já que o sistema antigo estaria ultra­passado tecnologicamente.

Segundo a prefeitura, se­rão instaladas modernas câ­meras tanto na região Cen­tral, em avenidas e em todas as entradas da cidade, resul­tado do novo programa mu­nicipal de monitoramento e ao convênio Detecta, firmado entre o município e o gover­no de São Paulo.

A parceria foi apresentada pelo prefeito Duarte Noguei­ra (PSDB) em 6 de setembro de 2018. Já o Guardiões da Cidade foi lançado no dia 22 de julho do ano passado com investimento previsto de R$ 1.535.000. Entretanto, nenhum dos dois programas está ativo e o monitoramento das vias públicas por câmeras foi suspenso.

Essa decisão traz insegu­rança para os comerciantes dos locais onde o Olhos de Águia funcionava. Os em­presários até têm câmeras de segurança em seus estabeleci­mentos, mas garantem que o monitoramento realizado por uma central interligada à Po­lícia Militar possibilita o poli­ciamento preventivo, inibindo os furtos e roubos – quando a vítima sofre ameaça.

Por meio de nota, a pre­feitura afirma que as câmeras anteriormente instaladas pelo projeto Olhos de Águia ti­nham tecnologia obsoleta, por isso estão sendo instalados 40 novos equipamentos no qua­drilátero central. Além destes equipamentos, outros 20 pon­tos estratégicos receberão 62 câmeras, formando o Progra­ma Guardiões da Cidade, com um total de 102 sistemas de vídeo em operação.

Segundo o governo muni­cipal os equipamentos começa­ram a ser instalados nas aveni­das Treze de Maio, Presidente Vargas, Presidente Kennedy, Maurílio Biagi, Luzitana, Via Norte, Leão XIII, Saudade, ruas Vitória, Pernambuco, São Sal­vador, entre outros. Contudo, a prefeitura de Ribeirão Preto não informou a data do inicio do monitoramento nestes locais.

A segurança na região Central de Ribeirão Preto será reforçada pela Polícia Militar em dezembro por causa do período de vendas natalinas. É o período de maior circu­lação de dinheiro. Um le­vantamento realizado pelo Instituto de Economia Mau­rílio Biagi (Iemb), da Acirp, aponta que o pagamento das duas parcelas do décimo ter­ceiro salário deve injetar R$ 652.574.613,58 líquidos na economia ribeirão-pretana.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Livro Empresas Centenárias

Redação 1

Incêndio em galpão na Anhanguera, em Jardinópolis

Redação 10

Informação e planejamento são chaves para profissionalizar negócios

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com