Tribuna Ribeirão
Artigos

Cuide bem da sua coluna

Revisando a literatura médica pude constatar e reafirmar que o incômodo mais comum na vida das pessoas é a dor de cabeça. Nes­sa revisão da literatura que realizamos pude constatar também que em alguns protocolos, um grande número de pesquisadores coloca a dor na coluna em quase situação de empate como o incômodo tão frequente na vida das pessoas quanto a dor de cabeça ou até sobrepujando esta.

E são diversas as causas de dor na coluna, que variam desde hábitos inadequados de vida até acidentes com traumas direto na coluna ou como reflexo de traumas em outras partes do corpo. A dor na coluna se situa como a causa número um de afastamento do trabalho por licenças e até por incapacitação temporária ou definiti­va, levando inclusive à aposentadoria por invalidez.

Esse incômodo na coluna e que é caracterizado principalmente por dor, pode variar desde uma dor leve em que apenas uma mudança de posição é capaz de trazer alívio, até uma dor moderada ou grave e de tão grande intensidade necessitando administração de analgésicos potentes injetados na veia e às vezes até de internação hospitalar.

Entre as causas das diversas dores na coluna temos inicialmente as decorrentes do estilo inadequado de vida. Essas dores aparecem quando a pessoa fica muito tempo sentada na mesma posição.

É o caso de trabalhadores em escritórios ou digitadores. É um tipo de vida sedentária em que a pessoa às vezes após oito horas nes­sa posição chega em casa e se acomoda no sofá para assistir a pro­gramas de televisão e em seguida vai para a cama. Esse é o modelo de vida que a pessoa tem grandes chances de vir a ter dor crônica na coluna. Esta, por ser um órgão de sustentação do corpo necessita de movimentação adequada para ter uma condição saudável.

Outra causa importante de dor na coluna e que é perfeitamente evitável está relacionada com o excesso de peso: seja o sobrepeso ou a obesidade propriamente dita e que tem como causa o erro alimentar. Isto quer dizer que o peso acima do normal sobrecarrega a coluna de tal maneira, que as vértebras não suportam o peso e o resultado é a dor na coluna.

Assim, o tratamento da dor na coluna que tem como causa o erro alimentar é fazer a correção da dieta. Esta tem que ser balance­ada em que a pessoa precisa diminuir as massas, os doces e outras iguarias ricas em calorias.

Este tratamento que visa perder peso deve ser realizado por um médico nutrólogo. E é preciso também considerar que qualquer dor na coluna necessita de acompanhamento por um médico especialis­ta em ortopedia ou um reumatologista.

Agora, existe uma dor na coluna que devido à sua intensidade ser tão grande e às vezes de aparecimento súbito, leva a pessoa a ter que ficar sentada ou deitada. É a dor no nervo ciático e ela é tão forte que a pessoa é levada a um sofrimento terrível.

Isto acontece por que as vértebras comprimem o nervo ciático e a pessoa passa a sentir uma dor que se inicia na altura da região lombar e acompanha o percurso do nervo, que às vezes vai até os pés. Pode ser só de um lado ou dos dois. Essa dor é terrível e a pes­soa sofre demais.

Nas crises de dor no ciático, às vezes necessita medicação na veia para aliviar a dor e também internação hospitalar. Em alguns casos necessita até de realização de uma cirurgia para a descompressão do nervo ciático. No passado esse procedimento era de risco, mas nos dias atuais trata-se de uma cirurgia bastante segura e com excelentes resultados quando bem indicado.

Em resumo, para cuidar bem da sua coluna a pessoa precisa: ter hábitos de vida saudáveis não permanecendo por muito tem­po sentado na mesma posição; ter uma atividade física diária de pelo menos meia a uma hora; cuidar do seu peso tendo sempre uma dieta balanceada e sob a supervisão de um médico nutró­logo e, finalmente, fazer uma consulta médica preventiva a cada seis meses (Continua na próxima semana).

Postagens relacionadas

A Cidade do Vinho/ La Cité du Vin 

Redação 2

COVID-19 e a Saúde Mental (12): o impacto psicológico na Argentina

Redação 1

Império da impunidade: fraudes em investimentos sugam um sexto do PIB brasileiro

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com