Com gol marcado pelo atacante Hélio Paraíba, o Botafogo venceu o Noroeste por 2 a 1, no ultimo domingo (24), na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, pela partida de ida das quartas de final da Copa Paulista.
O centroavante botafoguense marcou aos 44 minutos do segundo tempo. Antes, Ariel abriu o placar aos 30 minutos. João Lucas anotou para o time de Bauru.
Com o resultado, o Tricolor precisa de um empate no jogo de volta para avançar à semifinal. A partida está programada para quarta-feira (27), às 19h, no Estádio Santa Cruz.
Com a vitória, o Pantera tem agora a melhor campanha da competição. São 15 pontos conquistados em 21 disputados, o que corresponde a 71,4% de aproveitamento.
O jogo
No duelo contra o Noroeste, o treinador Samuel Dias alterou o esquema tático. No setor defensivo, ele promoveu os retornos do lateral direito Rodrigo e do zagueiro Yan Victor. O meio de campo foi formado por Victor Bolt, Caetano, Emerson e Rafael Tavares, que ganhou mais liberdade para chegar ao setor ofensivo. Já o ataque teve Ariel e Dudu.
Com essa formação, o Botafogo teve o domínio territorial do jogo e criou duas boas chances. Aos 8 minutos, Dudu rolou para Rafael Tavares, que enfiou para Ariel na marca do pênalti. O atacante botafoguense, porém, não conseguiu completar. Sete minutos depois, Dudu cortou para o meio e finalizou por cima do travessão do goleiro Pablo.
Já o Noroeste chegou pela primeira vez aos 29 minutos. Após cruzamento da esquerda, John Egito apareceu livre e concluiu para boa defesa de Igor Bohn.
Na sequência, o Botafogo abriu o placar. Pará recuperou a bola no campo de ataque, se livrou da marcação e tocou para Dudu, que deu lindo passe para Ariel. O atacante recebeu na marca do pênalti, ajeitou e chutou forte para fazer 1 a 0.
No segundo tempo, o Tricolor criou a primeira chance. Aos 8 minutos, Rafael Tavares enfiou para Ariel, que bateu cruzado para fora.
Com o decorrer do jogo, o Noroeste equilibrou as ações e empatou. Aos 13 minutos, John Egito arrancou pela esquerda, invadiu a área e rolou para João Lucas, que concluiu. A bola bateu no travessão e entrou: 1 a 1.
Na sequência, o time de Bauru quase virou. Vinícius Bala penetrou na área e mandou cruzado para fora.
Aos poucos, o Pantera conseguiu controlar o jogo novamente. Aos 19 minutos, Rafael Tavares ajeitou para Caetano, que chutou da entrada da área e o goleiro Pablo espalmou. Ele ainda se recuperou e evitou o gol.
Pouco depois, Samuel Dias promoveu duas alterações. Ele colocou Bruno Michel e Hélio Paraíba nos lugares de Dudu e Caetano.
E a dupla deu a vitória para o Botafogo. Aos 44 minutos, Bruno Michel recebeu de Djalma, driblou o adversário e cruzou para Hélio Paraíba, que escorou para marcar o gol do triunfo botafoguense.